Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.162137-2, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 06/02/2025 às 16:17.
O que é?
Este conteúdo orienta sobre como obter 2ª via da Tarifa de Coleta de Lixo – oficialmente, Tarifa de Limpeza Urbana (TLU). A 2ª via é uma cópia do carnê, que permite o pagamento da tarifa. É útil em casos de extravio ou perda do carnê em papel (físico) ou para maior comodidade no pagamento pela internet. O serviço é concessionado pelo Município e operado por empresa concessionária.
Quem pode fazer?
Qualquer contribuinte da tarifa de coleta de lixo.
Onde e quando fazer?
Canais | Onde | Quando |
---|---|---|
Eletrônicos | Site: Portal de Autoatendimento da Ambiental | Todos os dias, 24 horas |
E-mail: atendimento@ambiental.sc | Todos os dias, 24 horas (1) | |
WhatsApp (47) 99963-5900 | Segunda a sexta, 8h às 18h | |
Presenciais | Ambiental Joinville Localização: Rua Lages, 323 – Centro, Joinville – SC Prioridades de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos (Lei nº 10.048/2000) Tempo de espera: não informado |
Segunda a sexta, 8h às 18h |
Telefônicos | 0800 000 2675 | Segunda a sexta, 8h às 18h |
Postais | Não é possível |
(1) Canal verificado e respondido de segunda a sexta, 8h às 18h.
Como fazer?
1) Solicitar a 2ª via
1.1) Por site
- Acesse o Portal de Autoatendimento da Ambiental.
- Escolha uma das opções de acesso:
- Acesso com Usuário e Senha (Login):
- Caso ainda não tenha cadastro no portal, vá até “Não possui conta?” e clique em “Registrar”. Após preencher o formulário, será enviado um e-mail de confirmação com um link para ativar o cadastro. Após ativar o cadastro, realize o login para acessar o portal.
- Caso já possua cadastro no portal, informe seu usuário (e-mail), senha e clique em login.
- Ao acessar o portal, será exibido um painel (dashboard) com informações sobre os imóveis cadastrados.
- No menu da esquerda, escolha a opção “Meus imóveis” para visualizar todos os imóveis associados ao seu CPF/CNPJ.
- Caso seja responsável por algum imóvel que não esteja vinculado ao seu CPF/CNPJ, no menu da esquerda selecione a opção “Outros imóveis”, depois clique em “+Adicionar”.
- Escolha a cidade, uma das opções de pesquisa (para Joinville é possível pesquisar por Cod. Imóvel ou Insc. Imobiliária), preencha o campo de pesquisa e clique no botão da lupa.
- Confira os dados do imóvel localizado e clique em “Confirmar”. Leia os “Termos de Aceite”, marque a opção “Aceito” e clique em Prosseguir.
- Acesso sem Login (restrito):
- Se preferir não fazer se cadastrar no portal, clique no botão “Acessar” no lado direito da página. Nessa opção, você terá acesso somente a alguns serviços disponíveis no portal.
- Escolha a cidade, uma das opções de pesquisa (para Joinville é possível pesquisar por Cod. Imóvel ou Insc. Imobiliária), preencha o campo de pesquisa e clique no botão da lupa.
- Acesso com Usuário e Senha (Login):
- Prossiga com a emissão da 2ª-via da sua tarifa:
- No acesso com login, clique em “boletos” para visualizar as parcelas mensais ou em “cota única” para visualizar a parcela única com desconto.
- Após clicar em “boletos”, clique no botão download da parcela desejada (caso selecione várias parcelas, aparecerá o botão “download selecionadas”).
- Será exibido o QR Code para pagamento via Pix e os botões com as opções “Baixar Boleto” para obter o boleto em PDF, “Copiar Linha Digitável” e “Pix copia e cola”.
O Portal de Autoatendimento oferece outros serviços, como: Emitir certidão negativa de débitos (CND); registrar reclamações sobre a coleta de resíduos; solicitar o recolhimento de móveis inservíveis ou o recolhimento de animais mortos. Observe que alguns serviços podem estar disponíveis apenas no acesso com login.
1.2) Por e-mail ou WhatsApp
- Atenção: nesse canal, seu atendimento será realizado de forma automatizada por um robô. Em algumas situações você poderá ser direcionado ao atendimento com um humano, conforme o horário de funcionamento:
- Atendimento automatizado: todos os dias, 24 horas;
- Atendimento humano: segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.
- Envie uma mensagem para o número de WhatsApp (47) 99963-5900.
- Aguarde a resposta do robô ADAM (Assistente Digital da Ambiental)
- Em seu primeiro contato, será solicitado que informe seu nome completo e e-mail.
- Informe o CEP do endereço para o qual deseja atendimento.
- Informe o CPF/CNPJ do proprietário do imóvel, caso não saiba, clique em “não sei” para que sejam exibidas outras opções de pesquisa como Código do Imóvel ou Inscrição Imobiliária.
- Selecione o serviço desejado. Para 2ª-via da tarifa, escolha a opção “Tarifa” e depois “Consultar tarifas”.
- Aguarde o robô enviar seus boletos em PDF.
- Caso precise negociar débitos antigos, poderá escolher a opção “Falar com atendente”.
- Esse canal oferece outros serviços, como: Emitir certidão negativa de débitos (CND); registrar reclamações sobre a coleta de resíduos; solicitar o recolhimento de móveis inservíveis ou o recolhimento de animais mortos.
1.3) Presencialmente
- Reunir as seguintes informações:
- CPF ou CNPJ do titular do imóvel; ou
- Código do Imóvel; ou
- Inscrição imobiliária.
- Dirigir-se à Ambiental Joinville no endereço e período informados.
- Aguardar atendimento.
- Ao ser atendido, apresentar informações reunidas conforme item 1.
- Obter 2ª via.
1.4) Por telefone
- Entrar em contato pelo telefone 0800 000 2675.
- Fornecer informações solicitadas.
- Aguardar recebimento da 2ª via por e-mail.
2) Pagar a tarifa
O pagamento dos boletos pode ser realizado na rede bancária (agências, internet banking e aplicativos) ou nas casas lotéricas. No atendimento presencial, é possível realizar o pagamento com cartão de débito, cartão de crédito e Pix.
Quanto custa?
Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já está previsto na Tarifa de Limpeza Urbana.
Quanto tempo leva?
A obtenção da 2ª via por site é imediata. Nos demais canais, não informado.
Sobre estas informações
Unidade(s) responsável(is)
(2) A unidade é responsável por estas informações e pela fiscalização da concessão do serviço no território do Município. A operação do serviço é de responsabilidade de empresa concessionária.
Atos regulamentadores
Manifestar-se
Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.
Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.