Obter 2ª via da Tarifa de Coleta de Lixo

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.162137-2, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 06/02/2025 às 16:17.

Acesso rápido

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como obter 2ª via da Tarifa de Coleta de Lixo – oficialmente, Tarifa de Limpeza Urbana (TLU). A 2ª via é uma cópia do carnê, que permite o pagamento da tarifa. É útil em casos de extravio ou perda do carnê em papel (físico) ou para maior comodidade no pagamento pela internet. O serviço é concessionado pelo Município e operado por empresa concessionária.

Quem pode fazer?

Qualquer contribuinte da tarifa de coleta de lixo.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Site: Portal de Autoatendimento da Ambiental Todos os dias, 24 horas
E-mail: atendimento@ambiental.sc Todos os dias, 24 horas (1)
WhatsApp (47) 99963-5900 Segunda a sexta, 8h às 18h
Presenciais Ambiental Joinville
Localização: Rua Lages, 323 – Centro, Joinville – SC
Prioridades de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos (Lei nº 10.048/2000)
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta, 8h às 18h
Telefônicos 0800 000 2675 Segunda a sexta, 8h às 18h
Postais Não é possível  

(1) Canal verificado e respondido de segunda a sexta, 8h às 18h.

Como fazer?

1) Solicitar a 2ª via

1.1) Por site

  1. Acesse o Portal de Autoatendimento da Ambiental.
  2. Escolha uma das opções de acesso:
    • Acesso com Usuário e Senha (Login):
      1. Caso ainda não tenha cadastro no portal, vá até “Não possui conta?” e clique em “Registrar”. Após preencher o formulário, será enviado um e-mail de confirmação com um link para ativar o cadastro. Após ativar o cadastro, realize o login para acessar o portal.
      2. Caso já possua cadastro no portal, informe seu usuário (e-mail), senha e clique em login.
      3. Ao acessar o portal, será exibido um painel (dashboard) com informações sobre os imóveis cadastrados.
      4. No menu da esquerda, escolha a opção “Meus imóveis” para visualizar todos os imóveis associados ao seu CPF/CNPJ.
      5. Caso seja responsável por algum imóvel que não esteja vinculado ao seu CPF/CNPJ, no menu da esquerda selecione a opção “Outros imóveis”, depois clique em “+Adicionar”.
        1. Escolha a cidade, uma das opções de pesquisa (para Joinville é possível pesquisar por Cod. Imóvel ou Insc. Imobiliária), preencha o campo de pesquisa e clique no botão da lupa.
        2. Confira os dados do imóvel localizado e clique em “Confirmar”. Leia os “Termos de Aceite”, marque a opção “Aceito” e clique em Prosseguir.
    • Acesso sem Login (restrito):
      1. Se preferir não fazer se cadastrar no portal, clique no botão “Acessar” no lado direito da página. Nessa opção, você terá acesso somente a alguns serviços disponíveis no portal.
      2. Escolha a cidade, uma das opções de pesquisa (para Joinville é possível pesquisar por Cod. Imóvel ou Insc. Imobiliária), preencha o campo de pesquisa e clique no botão da lupa.
  3. Prossiga com a emissão da 2ª-via da sua tarifa:
    1. No acesso com login, clique em “boletos” para visualizar as parcelas mensais ou em “cota única” para visualizar a parcela única com desconto.
    2. Após clicar em “boletos”, clique no botão download da parcela desejada (caso selecione várias parcelas, aparecerá o botão “download selecionadas”).
    3. Será exibido o QR Code para pagamento via Pix e os botões com as opções “Baixar Boleto” para obter o boleto em PDF, “Copiar Linha Digitável” e “Pix copia e cola”.

O Portal de Autoatendimento oferece outros serviços, como: Emitir certidão negativa de débitos (CND); registrar reclamações sobre a coleta de resíduos; solicitar o recolhimento de móveis inservíveis ou o recolhimento de animais mortos. Observe que alguns serviços podem estar disponíveis apenas no acesso com login.

1.2) Por e-mail ou WhatsApp

  1. Atenção: nesse canal, seu atendimento será realizado de forma automatizada por um robô. Em algumas situações você poderá ser direcionado ao atendimento com um humano, conforme o horário de funcionamento:
    • Atendimento automatizado: todos os dias, 24 horas;
    • Atendimento humano: segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.
  2. Envie uma mensagem para o número de WhatsApp (47) 99963-5900.
  3. Aguarde a resposta do robô ADAM (Assistente Digital da Ambiental)
  4. Em seu primeiro contato, será solicitado que informe seu nome completo e e-mail.
  5. Informe o CEP do endereço para o qual deseja atendimento.
  6. Informe o CPF/CNPJ do proprietário do imóvel, caso não saiba, clique em “não sei” para que sejam exibidas outras opções de pesquisa como Código do Imóvel ou Inscrição Imobiliária.
  7. Selecione o serviço desejado. Para 2ª-via da tarifa, escolha a opção “Tarifa” e depois “Consultar tarifas”.
  8. Aguarde o robô enviar seus boletos em PDF.
  9. Caso precise negociar débitos antigos, poderá escolher a opção “Falar com atendente”.
  10. Esse canal oferece outros serviços, como: Emitir certidão negativa de débitos (CND); registrar reclamações sobre a coleta de resíduos; solicitar o recolhimento de móveis inservíveis ou o recolhimento de animais mortos.

1.3) Presencialmente

  1. Reunir as seguintes informações:
    • CPF ou CNPJ do titular do imóvel; ou
    • Código do Imóvel; ou
    • Inscrição imobiliária.
  2. Dirigir-se à Ambiental Joinville no endereço e período informados. 
  3. Aguardar atendimento.
  4. Ao ser atendido, apresentar informações reunidas conforme item 1.
  5. Obter 2ª via.

1.4) Por telefone

  1. Entrar em contato pelo telefone 0800 000 2675.
  2. Fornecer informações solicitadas.
  3. Aguardar recebimento da 2ª via por e-mail. 

2) Pagar a tarifa

O pagamento dos boletos pode ser realizado na rede bancária (agências, internet banking e aplicativos) ou nas casas lotéricas. No atendimento presencial, é possível realizar o pagamento com cartão de débito, cartão de crédito e Pix.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já está previsto na Tarifa de Limpeza Urbana.

Quanto tempo leva?

A obtenção da 2ª via por site é imediata. Nos demais canais, não informado.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

(2) A unidade é responsável por estas informações e pela fiscalização da concessão do serviço no território do Município. A operação do serviço é de responsabilidade de empresa concessionária.

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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