Este conteúdo apresenta as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente do Hospital Municipal São José – HMSJ, do Município de Joinville (SC).
São elas: Identificação Correta do Paciente, Comunicação Efetiva, Melhorar a Segurança dos Medicamentos, Cirurgia Segura, Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados e Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas.
A adoção das metas tem como objetivo garantir um ambiente seguro ao paciente e seus familiares e também aos profissionais de saúde que atuam no HMSJ.
- Meta 1: Identificação Correta do Paciente
- Meta 2: Comunicação Efetiva
- Meta 3: Melhorar a Segurança dos Medicamentos
- Meta 4: Cirurgia Segura
- Meta 5: Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados
- Meta 6: Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas
- Sobre estas informações
- Manifestar-se
Meta 1: Identificação Correta do Paciente
O que é?
A identificação correta do paciente é o primeiro cuidado para um ambiente seguro. Tem o objetivo de especificar quem é a pessoa que recebe o atendimento, serviço e/ou procedimento (como a aplicação de medicamento, transfusão de sangue, realização de exame, cirurgia e tratamento). É o ponto de partida para a correta execução das diversas etapas de segurança.
Como o paciente é identificado no HMSJ?
A identificação do paciente inclui três informações básicas, que devem ser verificadas antes de cada ação assistencial:
- Nome do paciente.
- Data de nascimento.
- Nome da mãe.
Esses dados ficam disponíveis nos seguintes locais:
- Pulseira de identificação branca: colocada no paciente no momento da internação;
- Placa de identificação do paciente: colada ao pé da cama ou próximo à cabeceira do leito do paciente.
Além disso, o paciente também é identificado com pulseiras coloridas para diferenciar outras situações:
- Pulseira de identificação vermelha: paciente com risco de queda;
- Pulseira de identificação roxa: paciente que relatou alergia a medicamento, alimento ou outro.
Como contribuir?
Para garantir a segurança do cuidado e evitar falhas, é importante que paciente e familiares façam parte do processo, esclarecendo suas dúvidas e ficando atentos das seguintes formas:
- Verifique se as informações do paciente estão corretas na pulseira branca.
- Nunca tire as pulseiras de identificação, pois são essenciais para evitar os acidentes e devem ficar com o paciente até a alta.
- Peça que os profissionais confiram a identificação antes de o paciente receber medicação, soro ou sangue ou realizar exame, procedimento ou cirurgia.
- Caso o paciente tenha alguma alergia, informe ao médico ou à equipe de enfermagem.
Meta 2: Comunicação Efetiva
O que é?
É uma comunicação clara, objetiva, completa e fácil de ser compreendida por todos. A segurança no ambiente hospitalar envolve a comunicação entre profissionais, pacientes e familiares, por exemplo: na passagem de plantão entre equipes, nas transferências internas e externas, na ordem verbal em situações de emergência, na divulgação dos resultados de exames, nos registros no prontuário, na escuta de queixas e sintomas, na divulgação dos resultados de exames e no esclarecimento sobre a situação de saúde do paciente e os atendimentos realizados.
Tenha certeza de que a outra pessoa compreendeu a informação que foi passada. Esteja disposto a fazer e responder perguntas. Explique novamente quando for necessário.
Como contribuir?
Para garantir a segurança do cuidado e evitar falhas, é importante que paciente e familiares façam parte do processo, esclarecendo suas dúvidas sempre que necessário.
Meta 3: Melhorar a Segurança dos Medicamentos
O que é?
Medicamentos de alta vigilância ou potencialmente perigosos apresentam maior risco de provocar danos aos pacientes quando ocorrem falhas na sua utilização. As consequências tendem a ser mais graves, podendo ocasionar lesões permanentes ou até a morte.
O sistema informatizado do HMSJ possui alertas nas prescrições médicas, além da sinalização desses medicamentos. Além disso, dois colaboradores devem realizar a checagem no preparo e na administração.
Para consultar a lista de medicamentos potencialmente perigosos de uso hospitalar, acesse este link.
Como contribuir?
Para garantir a segurança do cuidado e evitar falhas, é importante que paciente e familiares façam parte do processo, esclarecendo suas dúvidas e verificando se a equipe assistencial está realizando a conferência das informações nas pulseiras de identificação com a prescrição médica.
Meta 4: Cirurgia Segura
O que é?
O conceito de cirurgia segura envolve a adoção de medidas para redução do risco de eventos adversos que podem acontecer antes, durante e depois.
A equipe deve fazer o checklist (lista de checagem) de cirurgia segura, garantindo que o procedimento seja realizado conforme o planejado.
Como contribuir?
Para garantir a segurança do cuidado e evitar falhas, é importante que paciente e familiares façam parte do processo, esclarecendo suas dúvidas e ficando atentos das seguintes formas:
- Verifique se o médico realiza no corpo do paciente, antes que seja anestesiado, a marcação do local onde será feita a cirurgia, principalmente em cirurgia que envolva apenas um lado do corpo.
- Verifique se é feita a confirmação verbal da identificação do paciente e do procedimento cirúrgico com toda a equipe cirúrgica.
Meta 5: Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados
O que é?
É a adoção de medidas para prevenção e redução de risco de infecções associadas ao cuidado, adquiridas em função de procedimentos, monitoramento e tratamento de pacientes no hospital.
Há pessoas que têm maior propensão a infecções, por exemplo, as de idade avançada; com câncer, doenças imunossupressoras ou lesões extensas de pele; submetidas a cirurgias de grande porte ou transplantes; e diabéticas, obesas e fumantes.
Como contribuir?
Para garantir a segurança do cuidado e evitar falhas, é importante que paciente e familiares façam parte do processo, esclarecendo suas dúvidas e higienizando as mãos com álcool em gel antes e após o contato com o paciente.
Meta 6: Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas
O que é?
É uma medida de segurança adotada a partir da implantação de dois protocolos no hospital:
- Protocolo de prevenção de lesões por pressão: identifica os pacientes com risco de desenvolver lesões (popularmente chamadas de escaras e úlceras por pressão) no corpo durante o período de internação. O objetivo é reduzir a ocorrência de lesões. A avaliação do risco é realizada, diariamente, com base nas condições clínicas apresentadas pelo paciente, para aplicação de medidas de prevenção.
- Protocolo de prevenção de queda: identifica pacientes com risco de queda, que recebem uma pulseira de identificação de cor vermelha. O objetivo é agir preventivamente, evitando esse tipo de evento e eventuais lesões. A avaliação do risco é realizada a partir da entrada do paciente, com base nas condições clínicas e necessidades do usuário. Todos os pacientes são orientados sobre os riscos.
Como contribuir?
Para garantir a segurança do cuidado e evitar falhas, é importante que paciente e familiares façam parte do processo, esclarecendo suas dúvidas e ficando atentos das seguintes formas:
- Mantenha a pulseira de identificação vermelha do paciente até a alta.
- Ajude o paciente a levantar da cama e ir ao banheiro, por exemplo.
- Avise a equipe de enfermagem caso ocorra alguma queda.
- Mantenha a grade da cama elevada.
- Estimule o paciente a ingerir alimentos e água, conforme a orientação da equipe do hospital.
- Avise a equipe do hospital sobre qualquer alteração na pele do paciente.
- Solicite que a equipe de enfermagem troque o lençol caso esteja molhado ou sujo.
- Mantenha a pele do paciente limpa e seca.
Sobre estas informações
Unidade responsável
Hospital Municipal São José – HMSJ
Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente
Telefone: (47) 3441-6693
E-mail: hmsj.nsp@joinville.sc.gov.br
Atos regulamentadores
- Resolução DIVS/SES nº 5, de 02 de outubro de 2020
- Resolução Federal – RDC nº 36, de 25 de julho de 2013 (Plano Segurança do Paciente)
Manifestar-se
Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.
Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.