Ingressar em Cadastro Único para Programas Sociais

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 18.0.086486-5, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 01/03/2021 às 12:34.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como ingressar em Cadastro Único para Programas Sociais ou  “Cadúnico”, instrumento do Governo Federal que permite à Administração Pública conhecer a realidade socioeconômica de famílias de baixa renda. Este cadastro permite o acesso a diversos benefícios e serviços, de acordo com critérios pré-estabelecidos, como Programa Bolsa Família, tarifa social de água e energia elétrica, cursos profissionalizantes, Carteira do Idoso, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria para dono(a) de casa, isenção de taxa para concurso público, entre outros.

Quem pode fazer?

  1. Pessoa com idade superior a 16 anos responsável por:
    1. família com renda mensal de até 1/2 (meio) salário mínimo por pessoa;
    2. família com renda total de até 3 (três) salários mínimos;
    3. família com renda superior a 3 (três) salários mínimos, desde que esteja vinculada à seleção ou acompanhamento de programas sociais, por meio de Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
  2. Pessoa que mora sozinha com renda mensal total de até 3 (três) salários mínimos.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Não é possível  
Presenciais Centros de Referência em Assistência Social – CRAS
Localização: localizações diversas
Segunda a sexta, 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos
Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS e Centro Pop, para pessoas em acompanhamento nestas unidades 
Localização: localizações diversas
Segunda a sexta, 7h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos (1) Centros de Referência em Assistência Social – CRAS
Telefone: telefones diversos
Segunda a sexta, 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos
Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS
Telefone: telefones diversos
Segunda a sexta, 7h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos
Centro Pop
Telefone: 3433-3341
Segunda a sexta, 7h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos
Postais Não é possível  

(1) Canais disponibilizados apenas para agendar atendimento. 

Como fazer?

1) Reunindo informações necessárias

Reunir as seguintes informações do responsável e demais membros da família:

  1. Certidão de Nascimento ou Casamento.
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  3. Carteira de Identidade (RG).
  4. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  5. Título de Eleitor.
  6. Folha de pagamento atualizada (do último mês) dos membros da família que trabalham.
  7. Comprovante de residência, preferencialmente conta de energia elétrica.
  8. Comprovante da aposentadoria, pensão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio doença, entre outros benefícios, caso algum membro da família receba.

2) Realizando cadastro

Com informações reunidas conforme etapa 1, responsável deve:

  1. Agendar atendimento pelo canal telefônico ou presencialmente no CRAS do seu território ou no CREAS ou Centro Pop, caso já esteja em acompanhamento nestas unidades. 
  2. Na data, horário e local agendados, fornecer informações solicitadas pelo entrevistador.
  3. Aguardar inserção das informações em formulário no sistema do Cadastro Único.
  4. Receber comprovante do Cadastro Único: Folha Resumo.

A Folha Resumo reúne informações relativas ao endereço, renda por pessoa (renda per capita) e componentes da família, com o respectivo Número de Identificação Social (NIS) e data de nascimento.

3) Mantendo cadastro atualizado

Para atualizar as informações, proceder conforme as etapas 1 e 2.

Atualização deve ser feita sempre que houver alguma mudança, como saída de um integrante para outra casa, mudança de endereço, aumento ou diminuição da renda, entrada das crianças e adolescentes na escola ou transferência de escola.

Mesmo sem mudança na família, cadastro deve ser atualizado a cada 2 (dois) anos, obrigatoriamente.

Quanto custa?

Este serviço é gratuito.

Quanto tempo leva?

Prazo para fazer o cadastro é de 30 minutos, em média.

Prazo para fornecimento da Folha Resumo é de 7 (sete) dias, em média.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

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