Efetivar matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.003474-0, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 17/02/2020 às 09:44.

Este serviço pode estar total ou parcialmente comprometido em função de medidas de combate ao coronavírus. Mais informações na página Coronavírus em Joinville.

Acesso rápido

Este conteúdo orienta sobre como efetivar matrícula na modalidade Educação de Jovens e Adultos (1º ao 9º do Ensino Fundamental) do Município de Joinville (SC).

Alunos a partir de 15 anos de idade, que não completaram o Ensino Fundamental.

Canais Onde Quando
Eletrônicos Formulário eletrônico Todos os dias, 24 horas
Presenciais Escolas Municipais
Localização: na localização de cada escola
Prioridades de atendimento: não informado
Tempo de espera: não informado
No horário ao público de cada escola
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

1) Realizando cadastro

A primeira etapa deste serviço é o cadastramento do interessado ou responsável. Esta etapa é realizada por meio de formulário eletrônico (usuário pode fazer diretamente pela internet ou, caso não tenha acesso, deve comparecer a uma Escola Municipal para obter ajuda). Para esta etapa, os procedimentos são:

1. Pela internet:
    1. acessar formulário eletrônico;
    2. inserir informações solicitadas;
    3. concluir cadastramento;
    4. prosseguir com a etapa “2) Efetivando matrícula”.
  2. Presencial:
    1. comparecer a uma Escola Municipal;
    2. aguardar atendimento;
    3. ao ser atendido, fornecer informações solicitadas por atendente, para inserção no formulário eletrônico;
    4. concluir cadastramento;
    5. prosseguir com a etapa “2) Efetivando a matrícula”.

2) Efetivando a matrícula

Após a realização do cadastro e destinação a uma escola municipal, a segunda etapa é a efetivação da matrícula. Para isto, os procedimentos são:

1. Reunir os seguintes documentos (original e fotocópia):
    1. dos pais ou responsáveis (se o aluno for menor de 18 anos):
      1. Cadastro de Pessoas Física (CPF);
      2. documento de identificação com foto (como RG, ou CNH, ou outro documento válido);
      3. comprovante de residência (como conta de água, ou de luz, ou outro comprovante válido, dos últimos 3 meses), no caso de imóveis alugados e/ou cedidos apresentar cópia do contrato de aluguel. Se a moradia for cedida, apresentar declaração de imóvel cedido com assinatura do proprietário reconhecida em cartório, juntamente com um comprovante de água ou luz;
      4. declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude para as crianças que não convivem com os pais.
    2. do aluno:
      1. Certidão de Nascimento;
      2. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
      3. declaração de vacinas atualizadas e Cartão SUS;
      4. histórico escolar, com informação da aprovação do aluno;
      5. atestado de frequência, quando transferido, e no prazo máximo de trinta dias deverá entregar o processo de transferência (histórico escolar).
  2. Comparecer à unidade educacional indicada na etapa 1, no prazo de até 3 (três) dias úteis após a indicação da unidade (¹);
  3. Aguardar atendimento.
  4. Ao ser atendido, fornecer os documentos e/ou informações solicitadas por atendente.
  5. Aguardar efetivação da matrícula.

(1) Alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis para a assinatura de um termo de responsabilidade.

(1) O não comparecimento no prazo implica em ter de recomeçar o processo a partir da etapa “1) Realizando cadastro no sistema eletrônico”.

Este serviço é gratuito.

Até 3 (três) dias úteis, considerando o prazo a partir de data em que o aluno ou responsável conclui o cadastro de uma unidade educacional e o prazo que tem para comparecer à unidade educacional indicada para efetivar a matrícula.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)