Unidos do Caldeirão levará enredo sobre a força do ferro para o Carnaval de Joinville

Publicada em 07/02/2023 às 18:09
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

No próximo sábado (11/2), os componentes do GRES Unidos do Caldeirão entram na avenida Beira-rio, no Desfile do Carnaval de Joinville, com o compromisso de representar, ao mesmo tempo, a comunidade de que fazem parte, o samba enredo que conta a história do ferro e ainda uma diretoria estreante na função.

“Nessa diretoria, colocamos aqueles que costumam estar na ponta, fazendo os trabalhos manuais e preparando a comunidade diretamente na rua, para gerir e experimentar esse intercâmbio de saberes”, explica a presidente da agremiação, Eliane Silva.

Neste ano, a escola levará para a avenida a história do ferro. O metal, exaltado no samba-enredo “Universo presente na riqueza da Terra – o futuro a ti pertence”, costura a história desde o mito africano de Ogum até as indústrias dos tempos atuais. O enredo exalta o orixá (Ogum é ligado ao ferro, que representa a prosperidade da humanidade por meio das ferramentas utilizadas na agricultura e das armas), mas também as fábricas e seus trabalhadores, criando um elo com o perfil industrial da cidade.

A agremiação é recente, foi fundada em 2011, por educadores sociais que queriam resgatar o histórico de pertencimento dos moradores de Joinville à cultura carnavalesca e às escolas de samba, principalmente à extinta Unidos do Boa Vista. Eliane destaca que atualmente a agremiação é formada, principalmente, por moradores dos bairros Ulysses Guimarães, Jarivatuba, Adhemar Garcia e Paranaguamirim

Os trabalhos realizados pela Unidos do Caldeirão não se limitam ao desfile no Carnaval. Há uma série de atividades realizadas durante todo ano que envolvem os preparativos para a festa, como oficinas e workshops de música e dança, e ao mesmo tempo funcionam como mobilizador da comunidade e fator decisivo na autoestima dos moradores da região, denominada de periférica.

“O Carnaval é o momento que temos para mostrar quem nós somos: a comunidade é formada de pessoas simples, que tiveram poucas oportunidades mas, ainda assim, que tem ânimo, disposição e comprometimento de levar para a avenida a mensagem de que a gente existe e também pode fazer um espetáculo que encha os olhos do público”, declara a presidente da escola.

Escola de Samba Unidos do Caldeirão

Nome completo: Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Caldeirão
Data de fundação: 20 de julho de 2011
Cores: vermelho, verde e branco