Últimos dias para inscrição em capacitação do serviço Família Acolhedora

Publicada em 29/08/2023 às 10:47
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS, Serviço de Acolhimento Familiar - Famílias Acolhedoras - SAS.UPE.SAF

Até o dia 10 de setembro, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), está com inscrições abertas para a última capacitação do serviço Família Acolhedora, que será realizada neste ano.

Após a inscrição, a família candidata receberá a equipe da SAS, formada por assistente social e psicólogo, em uma visita domiciliar e, posteriormente, participará de uma entrevista psicossocial.

Ao ser considerada apta, a família vai participar da capacitação para ingressar no serviço Família Acolhedora, que ocorrerá em cinco encontros, nos dias 18, 21, 25 e 28 de setembro e 2 de outubro, das 19h às 22h, na Casa dos Conselhos (rua Presidente Affonso Penna, 840 – Bucarein).

Essa será a última capacitação realizada pela Prefeitura de Joinville, neste ano, para o serviço Família Acolhedora. A próxima está prevista para março de 2024.

“Neste ano, tivemos cerca de 40 famílias interessadas em participar do serviço. Mas precisamos de mais famílias porque às vezes algumas mudam de cidade ou ficam impossibilitadas de acolher. Então, o ideal é termos a participação de mais famílias”, destaca Patrícia da Silva Caetano, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar da SAS.

O amor de se doar

De acordo com Patrícia, uma das principais dúvidas para quem deseja aderir à iniciativa, é a questão do desacolhimento, aquele momento em que a criança deixa o lar, e os sentimentos que acompanham essa etapa.

Por isso, a coordenadora do serviço Família Acolhedora destaca a importância das capacitações e a preparação que os candidatos recebem para entender que as crianças precisam de cuidados temporários. Além disso, ela ressalta que é um direito da criança ter a sua própria família, seja por intermédio de adoção ou, ainda, pelo retorno à sua família de origem.

“Capacitamos os familiares para isso. Trabalhamos com crianças que estão em situação de risco grave e que precisam de uma família que irá se doar para protegê-las por um período. Durante o acolhimento, a Família Acolhedora será preparada para o momento da despedida. Da mesma forma, as crianças se desenvolvem muito bem com a Família Acolhedora e são preparadas para o seu novo destino”, explica.

Como se tornar uma Família Acolhedora

O acolhimento familiar é difundido mundialmente. A medida de proteção está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. Esta medida é excepcional e provisória, e não deve ultrapassar 18 meses.

Pode se inscrever no serviço quem tem mais de 21 anos, que resida em Joinville por período superior há um ano e possua renda (individual ou familiar). Os candidatos também podem indicar o perfil da criança ou adolescente que deseja acolher, de acordo com a sua habilidade e disponibilidade.

Não podem participar pessoas que estão cadastradas na lista nacional de adoção. Todos os membros da família devem consentir com o acolhimento. As famílias devem ter tempo para garantir os cuidados essenciais ao desenvolvimento do acolhido. No site joinville.sc.gov.br há informações detalhadas sobre o serviço.

Em Joinville, o serviço Família Acolhedora acontece há 15 anos. Nesse período, 92 famílias acolheram 229 crianças. Atualmente, 33 famílias estão habilitadas no serviço. Desse total, 22 estão acolhendo 26 crianças.