Última semana para submeter projetos ao Edital de Apoio à Cultura do Simdec da Prefeitura de Joinville

Publicada em 09/01/2023 às 16:18
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Para quem tem o sonho de ganhar os palcos da cidade para tocar, cantar, dançar, ou performar, deseja desengavetar sua série de poemas e publicá-los, ou ainda para aqueles que têm um roteiro que precisa ser filmado, a Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville oferece uma alternativa por meio do Edital de Apoio à Cultura do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (16/1), e o Edital vai destinar mais de R$ 3,3 milhões para financiar iniciativas artísticas no município. A verba será distribuída para artistas e produtores culturais de segmentos como artes visuais, circo, dança, literatura, música, teatro, entre outros. Serão contemplados 61 projetos.

Para quem se interessar, o primeiro passo é ler atentamente o edital. A etapa seguinte é preencher a documentação e encaminhá-la, de forma online, dentro do prazo, no formulário indicado no edital.

De acordo com a diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Francine Olsen, é necessário ter atenção no preenchimento e encaminhamento das propostas. “Vale ressaltar que o processo não é difícil, pelo contrário, mas é preciso estar atento às especificidades de cada categoria”, pontua.

A gestora lembra, ainda, que a oportunidade de viabilizar projetos pelo Simdec tem movimentado a cena cultural nos últimos 15 anos no município.

“A Prefeitura de Joinville, por meio da Secult, é uma das maiores fomentadoras de arte e cultura de Santa Catarina. São centenas de projetos aprovados desde que o Sistema foi criado e que possibilitaram o fortalecimento do setor. Por isso, chamamos novamente a classe artística, os novos e mais antigos produtores de cultura, para que leiam o edital e submetam uma proposta para pleitear os recursos e executar o projeto”, convida Francine.

Após o encerramento do prazo, os projetos serão analisados pela Comissão Julgadora Técnica. Cada proposta receberá uma nota, de 0 a 10, dada a partir de critérios estabelecidos no edital. Os projetos que alcançarem a média 7, são considerados classificados. A ordem de classificação se dará da maior para a menor nota. Essa lista deve sair até o dia 17 de fevereiro. Quem for classificado precisará entregar os documentos descritos no edital para a segunda, e última fase, denominada de habilitação. Essa fase também será online.

As eventuais dúvidas sobre o edital podem ser sanadas presencialmente todas as quartas-feiras, das 14h às 17h, na Unidade de Convênios da Secretaria de Administração e Planejamento, prédio central da Prefeitura, ou ainda pelo e-mail sap.cvn@joinville.sc.gov.br. Na página do edital há uma série de perguntas que já foram respondidas e podem ser acessadas por todas as pessoas. Em nenhuma parte do processo é cobrado taxas ou outros valores por parte da Prefeitura de Joinville.

Oficina para orientação

Na quarta-feira (11/1), será realizada uma nova oficina para esclarecimento de dúvidas sobre o edital. O encontro será na sede do O Farol (rua Max Colin, 550 – América), às 15h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente, no site da Prefeitura de Joinville.