Totens da campanha “Respeite essa vaga” são instalados em Joinville

Publicada em 28/02/2023 às 09:28
Relacionado a: Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS, Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET

A Prefeitura de Joinville, por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), realizou a instalação dos totens da campanha educativa de trânsito “Respeite essa vaga”. Foram instalados neste mês, em placas próximas a vagas especiais e totens com mensagens de conscientização. No total, serão colocadas 60 dessas peças.

Em dois dos totens da campanha “Respeite essa vaga”, um cadeirante e um idoso seguram uma placa com a frase “tem certeza que vai estacionar aqui?”. Em outro modelo, uma criança orienta os pais a não estacionarem em fila dupla. Estas últimas peças serão instaladas perto de 20 escolas.

As vagas para idosos podem ser usadas apenas por pessoas acima de 60 anos ou que tenham a credencial para transportar o idoso. No caso das vagas para pessoas com deficiência, elas podem ser utilizadas por carros que transportem crianças menores de um ano de idade, gestantes e pessoas com deficiência que tenham comprometimento de mobilidade (permanente ou temporária), não sendo exclusivamente uma pessoa em cadeira de rodas.

“Qualquer cidadão que tenha a mobilidade reduzida, seja uma gestante ou alguém que possua uma doença, sofreu acidente que compromete sua mobilidade, ou tenha uma deficiência comprovada tem direito à vaga para pessoa com deficiência, contanto que apresente credencial válida”, explica a gerente da Eptran, Melissa Puertas Sampaio.

As credenciais podem ser solicitadas no site da Prefeitura de Joinville ou pessoalmente, na sede do Detrans que fica na rua Caçador, 112, no bairro Anita Garibaldi, de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados. A emissão das credenciais é gratuita.

As credenciais para idosos e pessoas com deficiência têm validade de cinco anos. A credencial para criança é até ela completar um ano de idade. A para deficiência temporária é conforme o laudo médico, que especifica o período que a pessoa precisará da credencial. E a da gestante também é conforme laudo médico, com validade até a data da previsão do parto.

Cabe ressaltar que as credenciais precisam estar sempre expostas no veículo, para não acarretar em multa. Em Joinville, nos últimos dois anos, foram 1.608 infrações aplicadas por uso irregular das vagas especiais.

A campanha “Respeite essa vaga” tem a parceria do Conselho Regional de Engenharia (CREA) e da Prefeitura de Concórdia, que criaram e desenvolveram os totens.