Serviços oferecidos pela Secult e exposição sobre os 50 anos da Escola Municipal de Ballet são atrações durante o Festival de Dança

Publicada em 23/07/2025 às 17:18
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), da Prefeitura de Joinville, está com ações receptivas aos visitantes que vierem ao município durante o Festival de Dança e que podem ser aproveitadas pela população em geral.

Um estande próprio na Feira da Sapatilha do 42º Festival de Dança, no Expocentro Edmundo Doubrawa, é o local onde os turistas podem receber orientações sobre a cidade. Além disso, uma exposição da Escola Municipal de Ballet (EMB), da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, foi montada no foyer do Teatro Juarez Machado.

A exposição “50 anos da Escola Municipal de Ballet – Uma dança homenagem”, foi desenvolvida pelo Instituto Festival de Dança a pedido da EMB. Ela está dividida em dois atos: um deles destaca a juventude e outro a maturidade, cada uma representando 25 anos da escola. Na segunda fase, a ligação entre a Escola e o Festival de Dança é a linha condutora da história. A exposição pode ser conferida diariamente das 9h às 22h.

“Fomos surpreendidos com o lindo presente que recebemos para comemorar tantos anos de história e amor à dança. Quem passar por lá vai ter ainda mais motivos para entender porque Joinville é considerada a Capital Nacional da Dança e como ela é tão presente no dia a dia da cidade”, explica a gerente da Casa da Cultura, Carol Maffezzolli.

Durante o Festival de Dança, estudantes da Escola de Ballet farão uma série de apresentações nos Palcos Abertos e vão participar da Dance Parade, programada para ocorrer no sábado (26/7), na Avenida Beira Rio.

Estande na Feira da Sapatilha

Para quem busca informações sobre roteiros turísticos, de cultura e lazer na cidade, a Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Joinville, está com um estande de 8 metros quadrados na Feira da Sapatilha do Festival de Dança.

Quem visitar o espaço, vai saber mais sobre os destinos turísticos nas áreas rural e urbana, de cultura, entre outros. As equipes estão preparadas pára orientar o visitante e mostrar as diversas atrações que podem ser conferidas, gerando boas memórias sobre o período de estadia na cidade.

MNIC e MAJ ampliam horário de funcionamento durante Festival de Dança

Durante o período do Festival de Dança, o Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) e o Museu de Arte de Joinville (MAJ), terão horário de funcionamento estendido por duas horas, para os joinvilenses e turistas terem mais tempo para visitar estas unidades. De 22 de julho (terça-feira) até 3 de agosto (domingo), as 2 unidades vão funcionar das 9h às 17h, inclusive na segunda-feira, dia 28 de julho, dia da semana em que os museus não abrem normalmente em Joinville.

Atualmente, o MAJ (Rua XV de Novembro, 1.400 – América) está com a exposição “Mulheres que movem o museu: práticas insurgentes no acervo”. Já no MNIC (Rua Rio Branco, 229 – Centro), o visitante poderá conferir a casa enxaimel, o Espaço Fazeres e Saberes e a exposição “Miradas do Porvir”.

Visita guiada no AHJ

O Arquivo Histórico de Joinville promove, nesta quarta-feira (23), uma visita guiada para os visitantes acompanharem a história da dança na cidade e a história dos 50 anos da Escola Municipal de Ballet de Joinville.

Com aproximadamente uma hora de duração, a visita guiada será às 15h, na sede do Arquivo Histórico de Joinville (avenida Hermann August Lepper, 650, Saguaçu). As 20 vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Compartilhe

Skip to content