Seminário Municipal de Turismo apresenta diagnóstico do setor em Joinville

Publicada em 08/12/2021 às 17:32
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Na terça-feira (7/12), foi realizado o Seminário do Plano Municipal de Turismo de Joinville, no Mercure Joinville Prinz Hotel. Promovido pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e pelo Sebrae/SC, o evento apresentou o diagnóstico realizado no município e que será utilizado como base para a elaboração do Plano Municipal de Turismo.

Entre os aspectos avaliados, estão a atratividade de oferta e a demanda turística, atividades já consolidadas e outras com potencial de desenvolvimento, além de aspectos como infraestrutura e limpeza da cidade.

O Plano Municipal de Turismo visa promover o desenvolvimento do turismo de forma integrada e sustentável, tendo como resultado a geração de emprego e renda no município.

Entre os seus resultados, destacam-se a compreensão dos objetivos e do processo de desenvolvimento turístico; a orientação e atuação de órgãos como o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e o trade turístico; monitoramento de ações executadas; acesso a linhas de financiamento e recursos oficiais disponibilizados pelo Ministério do Turismo; e ampliação da demanda turística, com mais geração de emprego e renda.

A construção do Plano Municipal de Turismo é uma das ações previstas pelo programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/SC que também será implementada em Joinville, e que visa a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos.

Após a discussão e validação das informações apuradas no diagnóstico, terão início as próximas etapas para a construção do Plano Municipal de Turismo, que preveem a elaboração das estratégias e do plano de ação. A expectativa é que o documento seja concluído no primeiro semestre de 2022.