Semana do Idoso traz atividades artísticas e culturais gratuitas em Joinville

Publicada em 26/09/2022 às 17:56
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Joinville realiza a Semana da Pessoa Idosa, de segunda-feira até sexta-feira (26 a 30/9), com uma programação que contempla atividades físicas, artísticas, culturais, palestras, bailes e cafés. Todos os eventos são gratuitos e abertos aos idosos que quiserem participar. O primeiro dia teve a cerimônia de abertura, tarde dançante e café da tarde.

Na pista de dança, um dos mais entusiasmados era o seu Norberto Spier, de 76 anos. “Isso aqui é a coisa mais linda, é a nossa diversão. Eu que animo a turma toda, até os músicos já me conhecem. Eu nasci assim, animado”, conta o aposentado. Pai de cinco filhos, avô de 15 netos e bisavô de seis bisnetos, ele ainda quer mais. “Eu vou ser tataravô”, diz dançando sem parar.

A Semana da Pessoa Idosa é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Joinville (Comdi), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria de Esportes (Sesporte), Adipros, Sesc e Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville (AAPJ). A comemoração é em alusão ao Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1° de outubro.

“A semana da pessoa idosa traz momentos de confraternização, mas também de reflexão sobre a própria vivência e história de vida. O idoso, após a sua aposentadoria, pode contribuir para a sociedade, tendo saúde e força. O Comdi conscientiza e orienta sobre essa fase da vida”, explica Milton Américo dos Santos, presidente do Comdi.

Na terça-feira (27/9), a programação começa às 14h30, com a palestra “A felicidade é uma escolha”, em seguida tem apresentação de bandoneon e café da tarde. As atividades serão realizadas no Centro Dia (rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 565).  Confira a programação completa.

“Precisamos refletir sobre a importância do idoso na nossa sociedade. O papel da Prefeitura é pensar em como melhorar a vida desse público. Temos em Joinville o Centro Dia de Idosos e também o Diagnóstico Social da Pessoa Idosa, onde estão as demandas dessa faixa etária. Precisamos preparar os espaços, com acessibilidade e informação para que seja possível aproveitar e viver bem esse momento da vida”, avalia Fabiana Cardozo, secretária de Assistência Social.

programação semana do idoso

Sobre o Comdi

O Comdi é responsável por fiscalizar a Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a destinação dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa. Os encontros são mensais, todas as terceiras terças-feiras de cada mês, na Casa dos Conselhos (Rua Afonso Pena, 840 Bucarein), das 9h às 12h. Além disso, eles realizam atividades extras e comissões de trabalho.