No segundo semestre deste ano, o Departamento de Trânsito (Detrans) da Prefeitura de Joinville iniciou a instalação de semáforos inteligentes em dez cruzamentos da cidade. Em cinco desses locais, a parametrização e os ajustes foram concluídos e os aparelhos demonstram uma melhora de até 25% na fluidez do trânsito nessas regiões.
“Isso é motivo de alegria. Os outros cinco semáforos estão em fase de ajuste, mas acreditamos que, em breve, eles também comecem a apresentar os resultados que a gente espera. E apesar de que cinco já apresentam resultados positivos, nosso time continua fazendo pequenos ajustes para ter um ganho ainda maior”, afirma o diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo.
Também conhecidos como semáforos adaptativos, os equipamentos ajustam os ciclos e estágios dos sinais e alteram os tempos automaticamente, de acordo com o volume de tráfego captado pelas câmeras, melhorando o fluxo de veículos.
“No semáforo normal é preciso a ação humana para fazer alguma alteração. Os semáforos inteligentes fazem as mudanças automaticamente, sem a ação humana”, explica Rigo.
A primeira ordem de serviço para instalação dos semáforos inteligentes contemplou 35 câmeras. O investimento é de cerca de R$ 2,7 milhões.
Cruzamentos com semáforos inteligentes parametrizados
Albano Schulz x Dona Francisca – melhora de 25% na fluidez
Anita Garibaldi x Gothard Kaesemodel – melhora de 21% na fluidez
Monsenhor Gercino x Petrópolis – melhora de 18,15% na fluidez
Baercker Wagner x Videira – melhora de 6,50% na fluidez
Paulo Schroeder x Boehmerwald – melhora de 4% na fluidez
Como funcionam os semáforos inteligentes
Em cada semáforo do cruzamento é instalada uma câmera que faz o monitoramento em tempo real do fluxo de veículos das vias principal e secundária. As informações são enviadas para um controlador semafórico adaptativo, que faz a leitura dos dados e determina o tempo de abertura dos semáforos.
Atualmente, nos demais pontos da cidade, os tempos dos semáforos são fixos, com programação que pode variar de acordo com o dia e horário, também considerando o fluxo de veículos.