Secult divulga lista parcial de aprovados em Edital de Apoio do Simdec

Publicada em 08/12/2021 às 16:55
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) divulgou a lista parcial de projetos homologados no Edital de Apoio do Simdec. Foram contemplados até o momento, 25 projetos sendo que há possibilidade para mais aprovações.

“Estamos trabalhando na análise dos projetos que entraram com recurso após serem desclassificados quando apresentaram o segundo envelope. Por esse motivo, a lista divulgada até o momento é parcial. O objetivo é garantir que os proponentes de projetos aprovados possam providenciar a documentação necessária, como a abertura da conta bancária, por exemplo”, explica Marcelo de Mello, coordenador de Políticas Públicas para a Cultura, da Secult.

A lista dos projetos aprovados está publicada no site da Prefeitura de Joinville, onde também será divulgado o resultado após a análise dos recursos.

Os projetos aprovados são nas áreas de artes visuais; audiovisual; dança; livro, leitura e literatura; música; patrimônio imaterial e memória; patrimônio material e teatro e circo. Os valores variam entre R$ 15 mil e R$ 80 mil.

O Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura deve destinar cerca de R$ 5 milhões para diversas iniciativas culturais. O Simdec foi dividido em dois editais. O Edital de Apoio que recebeu 72 inscrições e o valor disponibilizado era de R$ 1 milhão. Com os projetos aprovados até o momento foram destinados pouco mais de R$ 790,3 mil. Tem ainda o Edital do Mecenato que vai destinar mais de R$ 4 milhões em renúncia fiscal (via ISS e IPTU) para a captação de recursos pelos proponentes junto às empresas.

“Estes investimentos são indispensáveis para que Joinville consolide-se cada vez mais como uma capital cultural. O que nós já temos percebido é um movimento cultural muito importante na cidade e que tem atraído o público. Prova disso, são as atrações na Praça Dario Salles que estão sempre bem prestigiadas”, comenta o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

Na próxima semana deve ser divulgada a lista com os projetos classificados na primeira etapa do edital de apoio do Mecenato.