Secretarias da Prefeitura de Joinville participam da 85ª Festa das Flores

Publicada em 19/11/2025 às 20:49
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE, Unidade de Desenvolvimento Rural - SDE.UDR, Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A 85ª Festa das Flores de Joinville recebeu mais de 10 mil visitantes apenas no primeiro dia de evento, com expectativa de que o público ultrapasse 80 mil pessoas até o fim da programação, no domingo (23/11). E para receber bem todos os visitantes, as secretarias municipais de Joinville oferecem espaços e ações especiais para atender os joinvilenses e turistas durante o evento.

Nesta quarta-feira (19/11), o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, e o presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), Oraci Reinheimer, receberam uma comitiva com cerca de 50 pessoas formada por representes da Prefeitura e outras entidades de Arujá, em São Paulo.

A cidade paulista realiza há 32 anos a Expo Aflord, uma das maiores exposições de flores do estado. “Para nós, a Festa das Flores é um case de sucesso, por isso, viemos aqui arrecadar informações e entender como funciona esse processo. A flor traz bem-estar, estrutura, agrega ao comércio e ao emprego e renda da cidade”, destaca Flavia Sanches, secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Arujá.

Durante a visita, organizada pelo proprietário do Parque dos Hemerocallis, Dario Bergemann, os visitantes conheceram a história da Festa das Flores, as iniciativas que impulsionam o turismo na região e os bastidores do evento. “Ver a estrutura de vocês e pensar que podemos ter isso também é impagável”, fala Flavia.

Festa conta com espaço para receber caravanas, estandes e ações especiais

Durante os seis dias de programação, a Festa das Flores recebe visitantes de diversos lugares do Brasil e, inclusive, de fora do país. São orquidófilos que querem aprofundar seus conhecimentos, turistas interessados em conferir e comprar novas flores e gestores que querem replicar o sucesso do evento em suas cidades.

Para proporcionar conforto e bom atendimento a quem vem de longe, uma das novidades deste ano é o lounge para receber guias e motoristas das caravanas, montado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) logo na entrada do pavilhão da Expoville. No local, eles ganham mudas de orquídeas, ingressos cortesias e kit com material sobre os pontos turísticos da cidade. A expectativa é receber 500 caravanas nos seis dias de evento.

“Os guias e motoristas que vêm de excursão têm um espaço para descansar e tomar um café enquanto os visitantes passeiam, uma forma de dar mais conforto e comodidade para quem transporta os turistas pra cá e também deixá-los com vontade de voltar ano que vem”, explica o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth.

A Secult também compartilha um estande com a Associação de Turismo Rural de Joinville para promover os atrativos do campo aos moradores e turistas. “Os visitantes encontram opções de passeio e propriedades que podem visitar enquanto estiverem na nossa cidade”, destaca o secretário.

Para tornar a experiência dos visitantes ainda melhor, os projetos aprovados no Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura (Simdec) e que precisam cumprir as contrapartidas sociais sobem aos palcos da Festa para apresentações culturais. Também há participações de estudantes e servidores da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior.

Além disso, a Secult apoia a realização da 85ª Festa das Flores com a contratação, por meio de licitação, de iluminação, sonorização, tenda, palco, gradil, seguranças e zeladoria, em um investimento de aproximadamente R$ 350 mil.

Unidade de Desenvolvimento Rural também marca presença na festa

Quem também está presente na 85ª Festa das Flores é a Unidade de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville. O estande traz informações sobre os serviços e iniciativas da unidade, que presta assistência técnica aos produtores de plantas ornamentais durante todo o ano.

Ação do Mutirão do Câncer Bucal na 85ª Festa das Flores de Joinville

A Secretaria da Saúde também está presente na festa: nesta sexta-feira (21/11), profissionais de saúde bucal promovem um Mutirão do Câncer Bucal dentro da programação da Festa. Das 9h às 18h, as equipes vão realizar avaliações bucais com o objetivo de diagnosticar precocemente lesões e fazer o encaminhamento adequado.

Os atendimentos serão gratuitos e por demanda espontânea. Os profissionais também irão reforçar orientações de saúde e prevenção ao câncer bucal.

A ação é promovida pela Prefeitura de Joinville com a parceria do Conselho Regional de Odontologia (SC), Associação Brasileira de Odontologia, Univille e Hospital Erasto Gaertner.

O câncer bucal pode afetar lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua, amígdalas e o palato. O tabagismo, o consumo de álcool e a exposição solar excessiva são alguns dos fatores de risco da doença. Alguns dos sintomas do câncer bucal são feridas na boca que levam mais de 21 dias para cicatrizar, áreas avermelhadas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas ou o aparecimento de nódulos na região bucal.

Compartilhe

Skip to content