Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação recebe alunos para debater sobre empreendedorismo

Publicada em 05/05/2023 às 09:53
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE, Espaço do Empreendedor

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio foram recebidos no espaço colaborativo O Farol, para conhecer as iniciativas de apoio e incentivo ao empreendedorismo local, realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Joinville. Eles são alunos da Escola Estadual Dom Pio de Freitas, do bairro Floresta, e têm uma disciplina de Empreendedorismo.

“Joinville tem essa vocação empresarial e é muito importante a gente levar o empreendedorismo para as escolas. Essa turma tem uma matéria específica de empreendedorismo e veio até aqui entender na prática o que a nossa secretaria faz e como atende os empreendedores. É interessante para que as futuras gerações de empresários e empreendedores saibam que a economia de Joinville vai crescer cada vez mais com as nossas empresas”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fernando Bade.

Sérgio Henrique Schwarz, coordenador do Espaço do Empreendedor, cita que os alunos multiplicam as informações que recebem com familiares e amigos. “O objetivo é fazer com que entendam como funciona nosso sistema tributário, o desenvolvimento de um plano de negócios, para que tenham maior qualificação e despertem curiosidade sobre o tema”, explica Sérgio.

A professora de Empreendedorismo da escola, Emanuella Senff de Aguiar, entrou em contato com a Prefeitura após a divulgação da notícia de que Joinville está entre as três melhores cidades para se empreender no país, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras 2023.

“Descobrimos que Joinville tem um Espaço do Empreendedor. Depois, tivemos uma conversa na Prefeitura com o prefeito que falou sobre empreendedorismo e os alunos ficaram entusiasmados. Nós estamos recebendo também na escola, algumas pessoas empreendedoras, falando sobre marketing, comercial, fluxo de caixa, vendas. A ideia é que até julho os alunos montem uma empresa dentro da escola, que façam vendas e depois apresentem os resultados que tiveram”, detalha.

Os alunos também acompanharam uma palestra com a coordenadora do Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas, Penha Camargo.

“Eu achei que, com essas informações, temos mais oportunidades para empreender. Eu pretendo seguir carreira como empreendedor na área automotiva, quero me formar em Engenharia Mecânica e montar uma empresa nessa área. O que me chamou atenção foram as oportunidades de empreendedorismo que Joinville oferece”, diz o estudante Weslley Batista Euclides, de 16 anos.