Rua do Papai Noel está oficialmente aberta para a visitação em Joinville

Publicada em 24/11/2023 às 21:23
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Papai Noel, pisca-pisca, presépio e muita decoração. É assim que os moradores da Rua Braço do Norte, mais conhecida como Rua do Papai Noel, recebem os visitantes no período natalino. A partir desta sexta-feira (24), até o dia 6 de janeiro, ela passa a ser ponto de encontro para milhares de famílias joinvilenses que preservam a tradição de celebrar o Natal.

É o caso da moradora do bairro Itaum, Tuane Caroline Hertz, que aproveitou a abertura da Rua do Papai Noel para passear com o filho Ravi, de 2 anos. “Esse é o segundo ano que eu trago ele. Tem bastante casa enfeitada, bastante entretenimento. É bem legal criar memória para ele, eu acredito que acaba ficando na lembrança”.

A atração, com 26 casas decoradas, abriu para a visitação com um espetáculo do Movimento Artístico Patrícia Dalchau, que apresentou a coreografia de músicas tradicionais natalinas. As luzes dos pórticos também foram acesas e para a alegria das crianças, até o Papai Noel apareceu. Quem também encantou o público foi a Banda do Papai Noel e os personagens do Natal de Joinville, Chineque e Chimia.

Para o prefeito Adriano Silva, a Rua do Papai Noel exemplifica o voluntariado, que é tão presente no joinvilense. “Joinville é uma cidade que se une através de associações, voluntariado. E a Rua do Papai Noel é isso. Uma rua que faz toda a diferença, que foi o grande Natal durante muitos anos e a retomada deles, em 2021, com o apoio da Prefeitura nos deixa muito felizes. Principalmente em ver a rua cheia, com muitas famílias e as casas lindas”, destaca.

>> Confira as últimas notícias sobre o Natal de Joinville

“Realmente eu me sinto muito emocionado, até pelo grande público que veio e pela continuidade da tradição dos meus pais. Eu tô muito feliz com o apoio da Prefeitura, o apoio de todos os moradores que ajudaram muito esse ano, fizeram enfeites maravilhosos e, se não fossem eles, não existiria a Rua do Papai Noel”, afirma Jacques Allange, que preserva a tradição da Rua do Papai Noel iniciada em 1985, pelo seu pai, Vinícius Marcos Allange.

Em 2021, a Prefeitura de Joinville retomou o apoio aos moradores para a realização do evento. “A Prefeitura faz os ajustes e zeladoria na rua, auxilia com a questão do trânsito. Além disso, a Secult inclui na licitação a instalação de elementos de iluminação aqui na rua, como os pórticos. Também organizamos o evento de abertura”, informa Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo de Joinville.

A visitação à Rua do Papai Noel pode ser feita das 19h à meia-noite, horário em que os moradores desligam a iluminação.

Durante o período, a via estará interditada para o tráfego de veículos. Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou idosos que necessitam subir a rua de automóvel devem enviar antecipadamente um e-mail solicitando autorização para autorizacao.detrans@joinville.sc.gov.br.

No e-mail, deve ser informada a placa do carro, data em que a visita será realizada e cópia da credencial de idoso ou pessoa com deficiência. A credencial pode ser solicitada online e gratuitamente no site da Prefeitura de Joinville.