Rota Caminhos do Piraí é selecionada para concorrer ao selo “Melhores Vilas Turísticas” da ONU

Publicada em 22/05/2025 às 08:35
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A Rota Caminhos do Piraí foi selecionada pelo Ministério do Turismo (MTur) para representar o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo. O resultado será divulgado em novembro, quando ocorre a Assembleia Geral da ONU Turismo, na Arábia Saudita. A candidatura da Rota foi feita pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) da Prefeitura de Joinville.

Segundo o Ministério do Turismo, oito rotas foram selecionadas nesta fase do prêmio e duas seguirão para a etapa final. A ONU Turismo reconhece locais com diversidade cultural e natural e que a priorizam como ferramenta de desenvolvimento do turismo rural. Além da Rota Caminhos do Piraí, foram selecionadas as vilas Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC) e Linha Bonita (RS).

“Ser finalista representa não apenas o reconhecimento da região, como também o potencial de contribuição para o turismo internacional”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.

A Rota Caminhos do Piraí é composta por 15 propriedades que fazem parte da Associação de Turismo Eco Rural de Joinville (Aterj).

“Este reconhecimento motiva os nossos empreendedores a continuar trabalhando para atrair cada vez mais turistas para as propriedades e a região, que é conhecida por oferecer aventura aos visitantes”, explica a presidente da Aterj, Maiara Priscila Brummer.

A Rota Caminhos do Piraí une a natureza e a história da região ao longo do Rio Piraí. O caminho contempla banhos em rios e cachoeiras, pesque-pague, venda de produtos coloniais em meio a casas com arquitetura enxaimel que remetem à herança cultural germânica. 

O passeio também traz opções de parques aquáticos, que oferecem atividades de caiaque e aluguel de quiosques. A rota tem estabelecimentos que oferecem restaurantes com cardápio à base de tilápia e degustação de produtos coloniais como queijos, embutidos e pães caseiros, além de cervejarias artesanais. A sugestão de roteiro é ideal para quem procura recarregar as energias em meio à paisagem rural e busca opções de turismo de aventura. 

Além disso, o local é reconhecido pelas atividades ao ar livre, como a trilha do Pico Jurapê, que é um dos morros mais desafiadores de Santa Catarina, e também pela observação de pássaros. As propriedades são muito procuradas pelos visitantes por possibilitar piqueniques e trazer a oportunidade de ter contato com os animais.

Saiba mais sobre o “Melhores Vilas Turísticas”

O “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo foi criado em 2021 e, segundo o Ministério de Turismo, exige dos destinos inscritos requisitos como a baixa densidade populacional e a disponibilidade de atividades tradicionais preservadas.

Além disso, no aspecto cultural, esses roteiros devem compartilhar os valores e o estilo de vida da comunidade. As vencedoras recebem um selo, que as identifica como exemplos, além de participarem de uma rede mundial para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de fortalecimento do turismo rural.

Rota Caminhos de Dona Francisca

Em 2022, a Rota Caminhos de Dona Francisca teve o roteiro aprovado pelo Ministério do Turismo para participar do projeto “Experiências do Brasil Rural”. No ano seguinte, após as atividades de capacitação e orientação, o município recebeu o documento que oficializa a qualificação do roteiro com o selo do Ministério do Turismo. Dezoito empreendedores receberam a certificação, comprovando que passaram pelas etapas do projeto.

Esta Rota envolve a região da Dona Francisca, entre a BR-101 e a Serra Dona Francisca, proporcionando a turistas e visitantes, experiências em turismo rural e identificação com a comunidade que vive naquela região.

O turismo é um dos eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem). O desenvolvimento do setor é fruto de ações como investimento em novos atrativos e o fortalecimento do convênio com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, que permite promover os atrativos turísticos, além do trabalho de articulação, estruturação, qualificação e gestão da equipe da Secult, do trade e das entidades do setor.

Compartilhe

Skip to content