Representantes do Ministério do Turismo estão em Joinville para validação da rota Caminhos de Dona Francisca

Publicada em 10/11/2022 às 11:20
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Após ser contemplado pelo Ministério do Turismo (MTur) na 2ª edição do projeto Experiências do Brasil Rural, no início deste ano, o roteiro turístico de Joinville, Caminhos de Dona Francisca, recebe a visita técnica de representantes das entidades envolvidas no trabalho que vieram conhecer e validar as experiências memoráveis propostas pela rota.

Ao longo desta semana, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult), apresenta aos técnicos do Ministério do Turismo (MTur), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), os atrativos que compõem o roteiro que traz como elementos centrais, o mel e a cachaça, produtos ligados à cadeia agroalimentar da região.

Para a coordenadora de Produção Associada ao Turismo do MTur, Ana Modesto, além da diversidade de produtos, a rota Caminhos de Dona Francisca possui outras potencialidades que podem atrair turistas locais, regionais e, até mesmo, internacionais.

“Os produtos diversificados, a preservação da história da imigração, a hospitalidade e a preservação da identidade da cultura alimentar, são pontos fortes que identificamos. Após a nossa validação, virá o trabalho de promoção do roteiro, com estratégias de comercialização que será auxiliada pela Braztoa”, afirma Ana.

Essas experiências podem ser vivenciadas no Apiário Pfau, por exemplo, uma das propriedades que integra a rota Caminhos de Dona Francisca.

Já na chegada ao local, o visitante é impactado pelo cenário exuberante, marcado pelo verde intenso, pela água cristalina do rio que corta a propriedade e contornado pela imponência da serra.

Na visita conduzida pela produtora rural, Ilze Pabst, proprietária do apiário, o turista pode conhecer as peças antigas colecionadas no museu da família e utilizadas há gerações nas atividades da criação de abelhas; pode vestir a indumentária (traje usado pelo apicultor); aprender sobre a vida das abelhas em sociedade, dentro das colmeias; e, ainda, degustar diferentes tipos de mel produzidos no local.

De acordo com a apicultora Ilze Pabst, a diversificação da sua atividade, atuando também no setor do turismo, tem objetivos bem definidos. “Buscamos no turismo duas coisas: ajudar a sustentabilidade da nossa propriedade e dar oportunidade às pessoas para terem contato com as abelhas e a natureza”.

Empreendedores capacitados

Após criarem as sugestões de experiências memoráveis oferecidas em suas propriedades, os empreendedores rurais que fazem parte da rota Caminhos de Dona Francisca receberam do MTur, por meio da Universidade Federal Fluminense, capacitações que envolveram temas como diagnóstico e inventário das propriedades, comportamento do consumidor, marketing e organização da propriedade, entre outros.

Para a gerente de Turismo da Secult, Vanessa Venzke Falk, além de projetar Joinville como destino de lazer, a rota Caminhos de Dona Francisca é mais uma iniciativa que fortalece e amplia o trabalho do produtor rural.

“Joinville já é reconhecida pelo turismo de eventos e negócios. Agora, trabalhamos intensamente para consolidar o nosso turismo de lazer. Para o produtor rural, é mais uma oportunidade para empreender, ter uma fonte de renda adicional e, ainda, para que os jovens olhem para suas propriedades como oportunidade, incentivando-os a dar continuidade ao trabalho realizado pela família”, observa Vanessa.

Rota Caminhos de Dona Francisca

A rota Caminhos de Dona Francisca é formada por 10 atrativos que incluem propriedades rurais e o mirante da Serra Dona Francisca; por 4 restaurantes que oferecem gastronomia típica da região, incluindo pratos da culinária alemã, cucas e café rural, além do tradicional pastel com caldo de cana; e, ainda, por 3 opções de local para hospedagem.

O roteiro inicia na Casa Krüger, em Pirabeiraba, onde funciona uma Central de Atendimento ao Turista (CAT). A partir daí, o visitante pode escolher entre propriedades que oferecem diferentes tipos de experiências, como trilhas em meio à mata nativa, cultivo de flores, colheita de pitaya, contato com animais, produção de mel e cachaça, entre outros.

Informações completas sobre a rota Caminhos de Dona Francisca, bem como sobre outros roteiros e atrativos do turismo rural de Joinville, estão disponíveis no site www.turismoruraljoinville.com.br.

Conheça os atrativos

– Rota Caminhos de Dona Francisca: Ango Kersten, Casa Krüger, Quinta do Mildau, Cachaçaria Max Moppi, Apiário Pfau, Vale das Pitaias, Sítio Vó Bi, Flora Neitzel, Mirante da Serra Dona Francisca e Sítio Canela Preta

– Gastronomia: Alles Blau – Cuca e Café, Restaurante e Pastelaria Max Moppi, Lanchonete e Pastelaria Rio da Prata e Restaurante Hübener

– Hospedagem: Rural Mews Hospedagem, Hotel Angler Hof e Hotel Hübener