Rede Municipal de Ensino de Joinville volta às aulas com inauguração de reforma e ampliação da Escola Nove de Março

Publicada em 07/02/2024 às 11:35
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

O ano letivo de 2024 começou nesta quarta-feira (7) para cerca de 78 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Joinville. Com muita alegria e entusiasmo, os estudantes foram recebidos desde o início da manhã pelos professores e demais profissionais de 165 Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs).

Cerca de meia hora antes dos portões abrirem para o início das aulas, Talita Portela, de 22 anos, já aguardava na frente da escola ao lado do filho Guilherme, de 6 anos, e da prima Lara Sophie, de 10 anos.

Segundo ela, havia alguns dias que a expectativa das crianças era alta para o retorno das aulas. “Eles estavam a mil em casa, já muito ansiosos para virem logo para a escola para aprender e brincar”, comenta.

Lara conta que estava com saudades da escola e tinha deixado o material pronto para retornar às aulas. “Estava bem ansiosa e fiquei bem feliz de voltar para rever minhas amigas e conhecer minhas novas professoras”, explica.

O evento que marcou a abertura do ano letivo da Rede Municipal de Ensino ocorreu na Escola Municipal Nove de Março, com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, do secretário de Educação Diego Calegari, e de outras autoridades. Eles recepcionaram os alunos e familiares no portão da unidade logo na chegada para as aulas.

“Teremos um ano maravilhoso! Nossos servidores da Educação são extremamente dedicados e fazem o ensino de Joinville ser referência nacional. Nós estamos investindo muito, não só em tecnologia, como projetores interativos e notebooks, trazendo interatividade para os professores, mas também em infraestrutura”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Durante o evento, também foi realizado o ato de transmissão de cargo de Rejane Gambin como prefeita em exercício, em razão das férias do prefeito Adriano Silva. Na sequência, Rejane visitou o CEI Pedro Paulo Hings Colin, no bairro Itinga, onde conversou com a direção, professores e acolheu as crianças.

Reforma e ampliação da Escola Nove de Março

Além de marcar o início do ano letivo para os alunos, o evento desta quarta-feira representou a inauguração das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Nove de Março. Em um investimento de R$ 4.012.705,03, a Secretaria de Educação de Joinville reformou uma área de 1.040,30 m² e ampliou a unidade em 300,86 m².

“A escola foi praticamente reconstruída, fizemos uma nova unidade para a comunidade escolar com estruturas que não tínhamos antes, como espaço maker, biblioteca e mais salas de aula. É uma grande oferta de espaços de alta qualidade para os alunos e servidores da Escola Nove de Março”, explica o secretário Diego Calegari.

A unidade conta com quatro salas de aula, sala multiuso, biblioteca, salas para supervisão, orientação e direção, secretaria, banheiros e vestiários, refeitório, cozinha, playground e depósito para Educação Física. Atualmente, são atendidos 94 alunos do 1º período da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.