Secretaria de Educação realiza obras de manutenção em 20 Escolas e CEIs municipais de Joinville

Publicada em 02/02/2024 às 12:18
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, está na fase final das obras de melhorias em 20 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. O investimento total é de R$1,5 milhão e tem como objetivo garantir mais conforto para alunos, professores e demais servidores na volta às aulas, marcada para a próxima quarta-feira, 7 de fevereiro.

O período de recesso escolar foi escolhido para manutenções que não são possíveis de serem realizadas durante o ano, quando as unidades estão sendo usadas, como adequações de espaços internos das escolas, substituições de telhados e outras obras estruturais.

Entre as manutenções em andamento, estão a adequação de quatro salas de aula na Escola Municipal Nilson Wilson Bender, a reforma do banheiro para pessoas com deficiência na Escola Municipal Isabel Silveira Machado, a troca de cerâmica em refeitório, pátio e praça da Escola Municipal CAIC Mariano Costa. A substituição das caixas d’água da Escola Municipal Virgínia Soares já foi concluída.

Nos CEIS, as intervenções compreendem reforma de cozinhas, banheiros e telhados, além de adequações de salas de aula e troca de cerâmicas em espaços internos.

Dois CEIs em construção e 10 unidades em obras

Além das manutenções do recesso escolar, estão em construção dois novos Centros de Educação Infantil (CEIs), nos bairros Comasa e Vila Cubatão, em um investimento total de R$ 31,5 milhões da Secretaria de Educação.

Outras dez unidades da Rede Municipal de Ensino estão em obras, sendo cinco em reforma e ampliação (R$ 39,5 milhões em investimento) e cinco com construção de novas quadras cobertas (R$ 11 milhões).

Também acontece a requalificação de calçadas e meios-fios de 50 unidades escolares, em um total de 9,1 mil metros quadrados, para garantir mais segurança e conforto aos estudantes e à comunidade. O investimento é de R$ 2,8 milhões.

Ao todo, a Secretaria de Educação encerrou o ano de 2023 com R$ 106 milhões investidos em reformas e ampliações, quadras cobertas e construção de novas unidades. Segundo o secretário de Educação, Diego Calegari, o investimento histórico busca entregar uma qualidade educacional ainda maior para alunos e professores.

“As obras estão acontecendo e sendo inauguradas porque desde o início da gestão organizamos os processos e montamos uma equipe de engenharia e arquitetura na Secretaria de Educação. Tudo isso para ofertarmos à comunidade a estrutura que a cidade merece”, comenta Calegari.

Entre os investimentos realizados em infraestrutura ao longo do ano passado também estão inaugurações de obras importantes para a Rede Municipal de Ensino, como a nova Escola Municipal Professora Rosangela Martinowsky Baptista, no bairro Paranaguamirim. Nas escolas Carlos Heins Funke (Pirabeiraba), Plácido Xavier Vieira (Santa Catarina) e Thereza Mazzoli Hreisemnou (Jardim Paraíso), os estudantes passaram a ter mais conforto com a inauguração de novas quadras cobertas.

MANUTENÇÃO NO RECESSO ESCOLAR

CEI Amandos Finder: troca da cerâmica do refeitório
CEI Branca de Neve: adequação de sala de aula e banheiro
CEI Cachinhos de Ouro: instalação de passa-prato e trocador de granito
CEI Cachinhos de Ouro – Extensão: adequação de sala de aula, depósito de merenda e pátio coberto
CEI Célio Gomes de Oliveira: troca da cerâmica do refeitório e corredor
CEI Ciranda Cirandinha: adequação depósito de merenda
CEI Espaço da Criança: troca da cerâmica do refeitório
CEI Espinheiros: adequação da cozinha
CEI Fátima: adequação parcial do telhado
CEI Girassol: adequação de sala de aula, adequação do banheiro, e instalação de trocador de granito
CEI Itaum: adequação do banheiro
CEI Juliana de Carvalho Vieira: instalação de trocador de granito
CEI Luiza Maria Veiga: adequação de sala de aula
CEI Miraci Deretti: adequação de sala de aula
CEI Odorico Fortunato: adequação de sala de aula e depósito
CEI Parque Guarani: substituição da porta-janela da sala de aula
EM CAIC Mariano Costa: troca da cerâmica do refeitório, pátio e praça
EM Isabel Silveira Machado: adequação do banheiro PCD
EM Nilson Wilson Bender: adequação de quatro salas de aula
EM Virgínia Soares: substituição das caixas d’água

NOVAS UNIDADES EM CONSTRUÇÃO

Novos CEIs (Vila Cubatão e Comasa); e Centro de Inovação (na Rua das Palmeiras).

NOVOS GINÁSIOS EM CONSTRUÇÃO

EM Anaburgo (Vila Nova), EM Anita Garibaldi (Anita Garibaldi), EM Dom Jaime de Barros Câmara (Comasa), EM Heriberto Hulse (Boa Vista), e EM José Motta Pires (Nova Brasília).

REFORMAS E AMPLIAÇÕES EM ANDAMENTO

EM Abdon Baptista (Petrópolis), EM Aluizius Sehnem (Espinheiros), EM João de Oliveira (Fátima), EM Nove de Março (Itinga), e CEI Lírio do Campo (Fátima).