Qual o intervalo entre as doses das vacinas contra a Covid-19

Publicada em 22/06/2022 às 16:56
Relacionado a: Hospital Municipal São José - HMSJ, Unidade de Vigilância em Saúde - SES.UVS, Secretaria da Saúde - SES

Completar o ciclo de vacinação contra qualquer doença é fundamental. E funciona assim também no caso da Covid-19. Mas a variedade de vacinas contra o coronavírus e a diferença entre quanto tempo depois se deve esperar de cada dose pode causar confusão e até esquecimento da data em que se deve buscar a segunda dose ou a dose de reforço. Por isso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Joinville alerta sobre a importância de respeitar os prazos e concluir o esquema vacinal.

“As vacinas são seguras, foram testadas e aprovadas pela Anvisa. Portanto, a nossa recomendação é que todos completem o ciclo vacinal. Inclusive com a aplicação da dose de reforço, que, em geral, é oferecida 4 meses após a segunda aplicação”, reforça o diretor executivo da Secretaria da Saúde, Andrei Kolaceke.

Importante: infectados pelo coronavírus devem esperar 30 dias após o início dos sintomas para tomar qualquer uma das doses da vacina.

Confira os intervalos entre as doses de cada vacina

Estas informações são válidas para a população em geral com mais de 12 anos

Segunda dose
Coronavac: um mês após a primeira dose
Pfizer: dois meses após a primeira dose
AstraZeneca: dois meses após a primeira dose
Jassen: não tem segunda dose

Terceira dose (dose de reforço)
Coronavac: quatro meses após a segunda dose
Pfizer: quatro meses após a segunda dose
AstraZeneca: quatro meses após a segunda dose
Janssen: dois meses após a dose única (apenas para pessoas com mais de 18 anos)

Quarta dose (segunda dose de reforço)
Coronavac: quatro meses após a terceira dose para todas as pessoas com mais 30 anos
Pfizer: quatro meses após a terceira dose para todas as pessoas com mais 30 anos
AstraZeneca: quatro meses após a terceira dose para todas as pessoas com mais 30 anos
Jassen: quatro meses após a segunda dose de reforço liberada apenas para pessoas com 40 anos ou mais

Imunocomprometidos

Estas informações são válidas para a população em geral com mais de 18 anos
Coronavac, Pfizer e AstraZeneca: dose adicional oito semanas após a segunda dose e reforço após quatro meses da terceira dose
Janssen: dose de adicional (primeira dose de reforço) dois meses após a dose única e segunda dose reforço quatro meses após a dose adicional

Vacina bivalente
Também está acontecendo a aplicação de doses da vacina bivalente. Acompanhe os públicos na página especial sobre o coronavírus.

Onde se vacinar

A vacinação em Joinville acontece na Sala de Imunização da Vigilância em Saúde (rua Abdon Batista, 172 – Centro) e na maior parte das UBSFs. Confira endereços e horários de atendimento na nossa página especial sobre o coronavírus.