Completar o ciclo de vacinação contra qualquer doença é fundamental. E funciona assim também no caso da Covid-19. Mas a variedade de vacinas contra o coronavírus e a diferença entre quanto tempo depois se deve esperar de cada dose pode causar confusão e até esquecimento da data em que se deve buscar a segunda dose ou a dose de reforço. Por isso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Joinville alerta sobre a importância de respeitar os prazos e concluir o esquema vacinal.
“As vacinas são seguras, foram testadas e aprovadas pela Anvisa. Portanto, a nossa recomendação é que todos completem o ciclo vacinal. Inclusive com a aplicação da dose de reforço, que em geral é oferecida 4 meses após a segunda aplicação”, reforça o diretor executivo da Secretaria da Saúde, Andrei Kolaceke.
Confira os intervalos entre as doses de cada vacina
Segunda dose
Coronavac: 28 dias após a primeira dose
Pfizer: oito semanas após a primeira dose
AstraZeneca: 12 semanas após a primeira dose
Dose de reforço
Janssen: dois meses após a primeira dose
Coronavac: quatro meses após a segunda dose
Pfizer: quatro meses após a segunda dose
AstraZeneca: quatro meses após a segunda dose
Segunda dose de reforço (quarta dose)
Apenas para pessoas com mais 70 anos ou com atendidos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) com mais de 60 anos deem tomar a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, quatro meses após a dose anterior.
Imunocomprometidos
Coronavac, Pfizer e AstraZeneca: dose adicional (quarta dose) 28 dias após a segunda dose e reforço após 4 meses da terceira dose
Jassen: segunda dose dois meses após a primeira dose e reforço quatro meses após a segunda dose
Importante: infectados pelo coronavírus devem esperar 30 dias após o fim dos sintomas para tomar qualquer uma das doses da vacina.
Onde se vacinar
A vacinação em Joinville acontece na maior parte das UBSFs. Confira endereços e horários de atendimento na nossa página especial sobre o coronavírus.