Público pode votar para ajudar a escolher o presépio que será premiado em concurso do Natal de Joinville

Publicada em 13/12/2023 às 16:37
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A votação popular para o Concurso de Presépios está aberta no Instagram @nataldejoinville. São oito presépios montados artesanalmente com diferentes materiais e que podem ser escolhidos por votação popular até às 12h de quinta-feira (14/12). As fotos estão publicadas e há um link na bio do Instagram que direciona para a votação.

Os presépios estão montados no piso térreo do Centreventos Cau Hansen, ao lado da Feira Natal Feito à Mão. Quem quiser conferir pessoalmente o trabalho manual dos concorrentes, pode ir de segunda a sexta-feira das 16h às 22h e aos sábados e domingos das 14h às 22h. Todos os presépios ficam expostos até o dia 20 de dezembro. Nove presépios estão montados, porém um foi desclassificado porque tem tamanho maior do que o previsto no edital.

Os participantes do concurso usaram materiais como tecido jeans, gravetos, palhas, sementes, folhas, madeira, cipó, pinha, argila, isopor, papel, entre outros. Os artesãos utilizaram técnicas diferentes como crochê, feltragem utilizada nas bonecas russas e bordado em algodão. Os presépios foram produzidos com criatividade e com materiais recicláveis como a estrutura de um antigo sofá ou vidros de conserva.

Os presépios devem ter as figuras de Menino Jesus, Virgem Maria, São José, além de manjedoura, animais, anjo, estrela de Belém, pastores e Reis Magos. Entre os critérios de julgamento estão diversificação das matérias-primas, das técnicas, sustentabilidade, criatividade e apresentação geral como detalhes, capricho e objetividade das figuras.

A premiação é em dinheiro. O primeiro lugar recebe R$ 2 mil, o segundo R$ 1,5 mil e o terceiro R$ 1 mil. Os presépios também estão sendo julgados por uma comissão, designada pelo Instituto de Natal de Joinville e pela Secretaria de Cultura e Turismo, com conhecimento artístico, histórico, cultural e religioso.

A divulgação dos resultados e a entrega das premiações ocorrem na sexta-feira (15/12), às 18h, no Palco Cultural do Natal, na Travessa Norberto Bachmann, no Centro. A promoção do Concurso de Presépios é do Instituto de Natal de Joinville e da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).