Público pode visitar exposições na Casa da Cultura de Joinville

Publicada em 30/11/2021 às 11:43
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A Casa da Cultura Fausto Rocha Jr. recebe a exposição didática Conhecer e Criar. O visitante poderá apreciar cerca de 50 obras que foram produzidas pelos estudantes de cerâmica da Escola de Artes da Casa, como trabalho de conclusão de curso. A formação dura três anos e, durante esse tempo, os alunos estudam e colocam na prática ensinamentos sobre materiais e técnicas de modelagem e esmaltação.

As obras de Conhecer e Criar foram inspiradas em designers e ceramistas brasileiros e entre as técnicas utilizadas estão nerikomi (uso de argila colorida) e esmaltação de vidrados em alta temperatura. As peças podem ser conferidas até 16/12, no hall da Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Outra exposição exibe materiais produzidos por estudantes de História em Quadrinhos, como trabalhos de conclusão de curso. A visitação começou na segunda-feira (29/11). São 15 quadrinhos em exposição no Corredor Magenta da Casa da Cultura, com histórias criadas e ilustradas pelos próprios estudantes. As técnicas utilizadas pelos alunos são ilustração com nanquim ou lápis de cor sobre papel liso ou poroso e, ainda, ilustração digital.

O trabalho é feito em dez etapas, que envolvem desde a elaboração do roteiro, até a edição e impressão do material. O curso de História em Quadrinhos (HQ) é voltado para crianças de 12 a 17 anos. Os alunos têm a oportunidade de seguir nos estudos e fazer o curso de HQ e Fanzine, também oferecido pela Casa da Cultura. A exposição ficará disponível para o público até 1º de fevereiro de 2022, com entrada gratuita.

Galeria Municipal de Arte: Obras de Schwanke em destaque

Continua em cartaz na Galeria de Arte Victor Kursancew a exposição “Schwanke: Sonetos”. No espaço, o público pode conferir cerca de cem obras do artista Luiz Henrique Schwanke selecionadas pela curadora Maria Amélia Bulhões. Os trabalhos expostos têm relação com a literatura, em especial a poesia.

A exposição é uma das etapas do projeto concebido pelo Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (MAC Schwanke) e contemplado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). A proposta prevê a publicação de um catálogo sobre as três edições do programa Schwanke, um material de apoio pedagógico para professores e uma curadoria educativa, realizada pelas professoras doutoras, Alena Marmo, Letícia Mognol e Nadja de Carvalho Lamas. As obras podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 10h as 16h, e ficam no espaço até 3 de janeiro de 2022.