Publicada homologação de projetos contemplados no Mecenato

Publicada em 01/02/2022 às 17:56
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A Prefeitura de Joinville publicou a lista final dos contemplados no Edital Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) de 2021. A iniciativa destina verba de renúncia fiscal (via ISS e IPTU) para a captação de recursos pelos proponentes junto às empresas. Foram 45 propostas aprovadas e cerca de R$ 3,8 milhões que poderão ser captados. Os proponentes contemplados têm um ano para executarem os projetos.

O Mecenato 2021 trouxe como novidade a alteração do sistema de classificação das propostas. Antes, os prêmios eram divididos por linguagens artísticas, como artes visuais e cinema, e agora passaram a ser por valores, projetos até 20, 50, 100 e 200 mil reais.

A mudança possibilitou que propostas híbridas, que contemplassem mais de uma linguagem, pudessem se inscrever e concorrer ao certame. Além da categoria de Patrimônio Material, Imaterial ou Memória, que precisa, por lei, ser destinatária de 30% das verbas.

Confira a lista com a homologação do resultado está disponível no site da Prefeitura de Joinville.

Com relação ao Edital de Apoio do Simdec 2021, a comissão julgadora também se reuniu e publicou na última semana a ata da reunião que procedeu ao processo de distribuição dos valores remanescentes. Foram selecionados proponentes que haviam sido classificados, mas não contemplados por estarem inscritos em categorias com maior número de propostas do que prêmios oferecidos, conforme previsto no edital. Desta forma, dois novos proponentes poderão executar seus projetos. A ata da reunião também pode ser conferida neste link.