Projeto da Prefeitura de Joinville estimula o desenvolvimento social e econômico da REURB Vigorelli

Publicada em 23/05/2023 às 12:26
Relacionado a: Secretaria de Habitação - SEHAB, Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Na segunda-feira (29/5), das 19h às 21h, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), realiza a reunião do Projeto Social Moradia Legal – REURB Vigorelli. O encontro é gratuito, aberto à comunidade e acontecerá no Galpão do Sr. Santos (Estrada João de Souza Mello e Alvim, na Vigorelli).

O evento será mediado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), que abordará o tema “Turismo de Base Comunitária”. Na ocasião, serão apresentadas atividades que a comunidade pode explorar na região, de forma sustentável.

Também serão compartilhadas experiências bem sucedidas de outras comunidades que trabalham com turismo comunitário e como os moradores da Vigorelli podem se beneficiar de recursos como a Baía Babitonga, a fauna e a flora, além de atividades como artesanato, pescados e panificação.

Outra oportunidade que será levada à comunidade, é um curso gratuito oferecido pelo Senac, sobre atendimento em bares e restaurantes. A capacitação será realizada na própria região da Vigorelli e aberta, também, aos moradores da Vila Cubatão e do entorno.

Infraestrutura e desenvolvimento social

O Projeto Social Moradia Legal – REURB Vigorelli faz parte do processo de Regularização Fundiária da região. Por meio da iniciativa, a Prefeitura de Joinville, vai realizar um trabalho multidisciplinar, envolvendo diversas secretarias, com a implementação de diversas ações voltadas ao desenvolvimento econômico, à cultura de turismo de base comunitária, preservação ambiental e assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade.

“O serviço social está previsto em todo o trabalho de regularização fundiária realizado pela Prefeitura. Mas esse formato multidisciplinar acontecerá pela primeira vez, na Vigorelli. Fizemos a REURB e criamos esse projeto para que, junto com as obras de infraestrutura, a população da região possa crescer com o local”, explica Tereza Couto, diretora executiva da Secretaria de Habitação de Joinville.

Além da Sehab, participam do projeto social as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Meio Ambiente, de Comunicação, Assistência Social, Educação, Saúde , de Governo e de Cultura e Turismo.

Além de conhecer os serviços que podem ser oferecidos por cada uma das secretarias envolvidas, os moradores puderam sugerir temas de interesse.

Entre as demandas propostas pela comunidade, foram citadas capacitação para empreendedores, cursos específicos para comércio de alimentos, programa de educação ambiental, horta comunitária, produção de sabão com aproveitamento de resíduos dos restaurantes e residências da localidade, limpeza urbana, conscientização e fiscalização sobre cuidado animal e local público para limpeza de peixes.

Os encontros

O Projeto Social Moradia Legal – REURB Vigorelli terá sete encontros que acontecerão até novembro, sempre na última segunda-feira de cada mês e, em dezembro, haverá o fechamento dos encontros.

As informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville ou junto à Unidade de Serviço Social da Sehab, por meio do telefone (47) 3481-5279.