Programação do Natal de Joinville 2022 traz novas atrações

Publicada em 14/10/2022 às 16:01
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Instituto Natal Joinville, divulgaram nesta sexta-feira (14/10) algumas das novidades do evento de Natal da cidade.

A abertura está marcada para o dia 20 de novembro, em frente a Prefeitura de Joinville, com atrações musicais e acendimento das luzes. A decoração natalina ficará montada até o dia 6 de janeiro de 2023.

O Centro de Joinville vai se transformar em uma grande área aberta com temática natalina. Além da famosa Vila do Papai Noel, que encantou crianças e adultos na última edição, este ano haverá também uma Vila da Neve. As atrações incluem também concursos, decoração, feiras e gastronomia.

“Esse ano nós dobramos o investimento através dos patrocinadores. Então teremos nas praças mais atrações. O Centro da cidade estará muito bonito e o Natal manterá o mesmo perfil de ser feito para as famílias, fortalecendo o clima de união”, destaca o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

A grande novidade deste ano é o musical inédito “Illuminare – O Musical de Natal” que vai ser apresentado entre 7 e 17 de dezembro, no Centreventos Cau Hansen. O espetáculo será dirigido por André Gress, que dirige espetáculos da Broadway, e que promete surpreender a todos contando a trajetória da menina Francisca que vai seguindo pelos mundos até encontrar a luz do Natal. Os ingressos serão vendidos antecipadamente.

“Após o sucesso do último Natal em Joinville, a expectativa para essa edição aumentou e encaramos o desafio de trazer algo novo, maior e com mais atrações. As novidades são resultado de muita pesquisa, atenção aos detalhes e zelo pela tradição, sem esquecer de valorizar o que é nosso”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.

Atuando na organização do evento, a partir deste ano, Joinville passa a contar com o Instituto de Natal, formado por pessoas da sociedade civil que desejam manter vivo o encanto do Natal em Joinville. O objetivo da instituição é realizar ações que encantam o público participante dos eventos que promove, como o espetáculo musical.

“Joinville tem no Natal um grande potencial turístico e de lazer para os joinvilenses. Vamos propiciar um evento diferente de tudo que já foi visto aqui na cidade“, afirma o presidente do Instituto Natal Joinville, Ozei Luiz da Silva.

Confira as atrações do Natal de Joinville 2022

– Espetáculo de abertura do Natal de Joinville
A atração será em frente à Prefeitura de Joinville no dia 20 de novembro, um domingo. A data marca o acendimento das luzes de Natal e o início das atrações.

– Circuito de Natal
Assim como ocorreu no ano passado, em 2022, um circuito natalino será montado na região central da cidade, com decoração de ruas, praças, pontos “instagrámaveis” que convidarão o público a registrar cada momento.

– Árvore audiolumínica
A árvore de Natal terá 20 metros de altura e vai encantar os visitantes, já que vai fazer referência a dois ícones da cultura joinvilense, a dança e as flores. Decorada com folhas em formato de pétalas, as luzes vão ser sincronizadas com a música. Para os visitantes, vai ser como se a árvore estivesse dançando ao som da melodia.

– Vila do Papai Noel
A Praça Dario Salles vai receber a Vila do Papai com novidades. Esse ano, as casinhas onde serão comercializados itens natalinos serão maiores. O Papai Noel também vai ganhar um espaço renovado e receberá as crianças dentro de casa, em um espaço climatizado. É uma oportunidade para as crianças também conhecerem a casa do Papai Noel.

– Vila da neve
Se no ano passado, a neve encantou o público, a atração neste ano vai ser ainda mais especial. Montada na Praça da Bandeira, a estrutura será mais robusta e por isso oferecerá um espetáculo ainda mais encantador, enchendo os olhos de crianças e adultos com a neve caindo em pleno verão brasileiro.

– Pista de patinação no gelo
O clima dos tradicionais filmes natalinos, com cenas de patinação no gelo, vai chegar em Joinville. A pista de patinação será montada no Ginásio Abel Schulz e será uma atração com ingresso solidário, mediante doação de alimentos. Mesmo aqueles que não tiverem como doar alimentos também poderão brincar e viver a experiência da patinação.

– Carrossel na Praça Nereu Ramos
A grande novidade no carrossel este ano é que ele é totalmente acessível, com espaço para cadeiras de rodas. O brinquedo que fez a alegria de milhares de criança no ano passado será montado na Praça Nereu Ramos.

– Rua do Papai Noel
Mais uma vez, a tradicional rua rua Braço do Norte, no bairro Atiradores, vai reunir famílias para conferir a decoração encantadora das casas.

– Feira de Natal
Produtos natalinos de vários tipos vão estar disponíveis na feira que neste ano acontece no Centro de Convenções Alfredo Salfer, no térreo do Centreventos Cau Hansen, atendendo ao pedido dos próprios feirantes.

– Praça de alimentação e eventos na Travessa Bachmann
A charmosa rua no Centro da cidade vai contar com uma área de food trucks coberta, além de apresentações culturais.

– Carreata natalina
Assim como os desfiles de aniversário que encantam a cidade, esta atração, que vai reunir organizações e entidades, vai levar veículos decorados e iluminado para as ruas de Joinville

– Oficina das tradições, com cursos rápidos de comidas, doces e artesanato
Cursos rápidos para todas as idades que vão ensinar a fazer comidas típicas, doces natalinos, decorações para mesa e outros artesanatos.

– Grande espetáculo de Natal Illuminare
Um grande musical inédito criado especialmente para o Natal de Joinville, com dezenas de bailarinos em figurinos exclusivos que vão encantar e surpreender a plateia do Centreventos. Dirigido por André Gress, que atua em apresentações da Broadway, vai contar a trajetória da menina Francisca que vai seguindo pelos mundos até encontrar a luz do Natal. Os ingressos serão vendidos antecipadamente.

– Pedal de Natal
As zicas vão tomar conta das ruas de Joinville com muita decoração, luzes e animação.

A programação do Natal de Joinville vai contar também com:
– Tons de Natal, na Sociedade Harmonia-Lyra
– Concerto Matinal de Natal, na Sociedade Cultural Alemã de Joinville
– Evento de Natal na Câmara de Vereadores
– Pedal de Natal
– Ho Ho Run, corrida natalina

Uma prévia da programação já está disponível no site Prefeitura de Joinville (www.joinville.sc.gov.br). Mais informações serão divulgadas também nas redes sociais do Instituto Natal Joinville (@NataldeJoinville) e da Prefeitura (@prefeituradejoinvilleoficial).

Sobre o Instituto Natal Joinville

Em 2022 foi criado o Instituto Natal Joinville que propõe um modelo de gestão ancorado na busca da sustentabilidade e independência financeira, criando atividades geradoras de recursos próprios e captação de patrocinadores.

O Instituto, entidade sem fins lucrativos, possui um conselho curador para propor e opinar sobre a programação natalina e um conselho consultivo com a participação de entidades empresariais da cidade e secretarias da Prefeitura de Joinville.

Compartilhe

Skip to content