Programação do Mês da Consciência Negra inicia na sexta-feira

Publicada em 26/10/2022 às 10:07
Relacionado a: Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville - COMPIR, Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Em novembro, é celebrado o 15º Mês da Consciência Negra de Joinville. A abertura ocorre na sexta-feira (28/10), às 14h, na Sala Agrippina Vaganova da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Apresentam-se o Grupo Pegada Nagô, Cia de Dança Finesse Black da Escola Olodum Sul, Kokode e Banda, Percussionista Pedro e Projeto Passista do Futuro.

No dia 3/11, às 19h, na Câmara de Vereadores de Joinville, será celebrado o Ipadê, ritual para festejar a vida dos ancestrais que possuem importância na história. O evento prestará homenagens a pessoas e instituições que tiveram destaque na luta pela cultura afro-brasileira em Joinville.

De 7 a 11/11, serão realizadas contações de histórias e oficinas de dança afro em escolas e CEIs da rede pública, no período matutino e vespertino. As ações ocorrem nas escolas municipais Amador Aguiar, Prefeito Luiz Gomes, João de Oliveira, Professor Mariano Costa, Monsenhor Sebastião Scarzello, Edgar Monteiro Castanheira e Escola Estadual Professor João Martins Veras. Os CEIs municipais são o Meu Pequeno Mundo, Maria Laura Cardoso Eleotério, Espaço da Criança e Zilda Arns Neumann.

O Dia da Umbanda é comemorado no dia 15/11. A data será marcada em Joinville por um encontro de agremiações religiosas afro-brasileiras, no Parque da Cidade, às 15h.

Outro evento desse dia é o Toque de Caboclo, às 19 horas, no Yle Ashe de Omolu (Estrada do Quiriri, s/n). No ato litúrgico, serão entoados toques de louvor aos Caboclos, entidades da Umbanda ligadas à terra, à fartura e à cura.

Dia 16/11, às 19h, na Escola Estadual Professor Germano Timm, ocorre oficina e espetáculo de dança com As Sambadeiras. O grupo também realizará ações no dia 17/11, na Escola Estadual João Martins Veras, e dia 18/11 na Escola Estadual Marli Maria de Souza (nesta última com a participação da Escola de Samba Diversidade).

A tradicional Homenagem às Pessoas Pretas, Descendentes Afro, Sepultados no Cemitério dos Imigrantes será dia 20/11, às 10h, no Cemitério dos Imigrantes. No pátio ao lado da Casa da Memória, serão entoadas cantigas em um ritual de homenagem.

Também no dia 20/11, às 15h, ocorre na Praça da Bandeira a Lavagem do Monumento dos Imigrantes. O ritual é uma manifestação religiosa ecumênica, inspirada na célebre lavagem das Escadarias do Bonfim, em Salvador (BA). Estão programadas apresentações da Escola de Samba Diversidade, Capoeira Mestre Melância, Afoxé Omilodê, As Sambadeiras e projeto Passista do Futuro.

Para fechar a programação do dia 20/11, às 19h, na Yelo Stage, é o Show da Consciência Negra, com o lançamento dos sambas enredos do Carnaval 2023.

O 15º Mês da Consciência Negra de Joinville será encerrado dia 25/11, às 18h, com a Feijoada com Ashe, na Casa da Vó Joaquina, que fica na rua Erivelton Martins, 669, bairro Ulysses Guimarães.

O Mês da Consciência Negra em Joinville é uma realização da Casa da Vó Joaquina, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), e da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O projeto conta com recursos do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).