Programa Dinheiro na Escola é usado para oferecer novos espaços aos alunos de escola municipal de Joinville

Publicada em 11/04/2024 às 17:42
Relacionado a:

A Escola Municipal CAIC Mariano Costa, no bairro Adhemar Garcia, inaugurou nesta quinta-feira (11) três novos espaços para desenvolver projetos e potencializar o aprendizado dos alunos. A unidade criou uma sala para leitura para os estudantes, modernizou a infoteca e ampliou o Espaço Maker.

Durante o evento, a gestão escolar apresentou os novos espaços para alunos, representantes da Secretaria de Educação e da Associação de Pais e Professores (APP). Alguns estudantes ainda apresentaram poemas, cantaram uma canção em coral e demonstraram projetos desenvolvidos no clube de robótica.

O investimento total nas intervenções realizadas nos três espaços foi de R$ 54,7 mil, sendo R$ 43 mil do Programa Dinheiro na Escola (PDE), que consiste no repasse de recursos para as unidades escolares por parte da Secretaria de Educação, R$ 8 mil são da APP e outros R$ 3,7 mil do programa Conectada, do Ministério da Educação.

O Programa Dinheiro na Escola (PDE) foi criado pelo município para dar autonomia às Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) em relação à gestão financeira e promover mais eficiência, melhorando também os resultados educacionais.

>> Conheça melhor o Programa Dinheiro na Escola

Em 2023, foram repassados R$ 3 milhões para as Escolas e CEIs, sendo que o valor para cada unidade variou de R$ 10 mil a R$ 50 mil, de acordo com os critérios, como número de alunos, modalidade de ensino ofertada e percentual de estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Em 2024, a Secretaria de Educação novamente repassará R$ 3 milhões. Ao todo, 165 unidades escolares receberão os recursos, sendo que 120 terão o repasse realizado na próxima semana.