Príncipes do Samba fará homenagem à “dama do Carnaval de Joinville” em desfile

Publicada em 09/02/2023 às 12:32
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Neste sábado (11/2), quando a Escola Príncipes do Samba entrar na avenida Beira-rio fazendo homenagem a uma de suas fundadoras, estará reverenciando também a história do Carnaval de Joinville. Zelândia Custódio da Costa foi uma das mais importantes protagonistas da festa popular e do fortalecimento da cultura negra em Joinville, e é para ela o enredo de “Uma Vez Fioca, Para Sempre Zelândia – A Dama da Passarela”. Ele será o terceiro a ser apresentado no Desfile das Escolas de Samba de Joinville, que contará com quatro agremiações.

Zelândia ainda era uma adolescente quando participou da fundação da Sociedade Kênia Clube, o primeiro para pessoas negras em Joinville que, em 1960, ainda não eram aceitas em outros clubes e sociedades. O local tornou-se símbolo de resistência e, em 2022, foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial pela Prefeitura de Joinville. No fim dos anos 60, ela e outros associados criaram a primeira escola de samba da cidade, à época ainda com o nome do clube e que, atualmente, é a Príncipes do Samba, a mais antiga ainda em atividade em Joinville.

“Ela dedicou a maior parte da vida dela ao samba e ao Carnaval de Joinville. A ideia de homenageá-la já existia em vida, mas infelizmente ela faleceu em 2019, aos 73 anos. Definimos que era hora de fazer a homenagem no Carnaval de 2020, o que não aconteceu porque não houve desfile naquele ano, então ocorre agora. Inclusive, com a neta da Fioca a representando”, conta o presidente da Príncipes do Samba, Emerson França.

O enredo levará à avenida a trajetória de Zelândia – carinhosamente chamada de Fioca – desde a infância até a vida adulta, e também voltará no tempo para mostrar a origem do Carnaval por meio de personagens da commedia dell’arte como arlequins e colombinas. Homenageará ainda a história do Kênia Clube e resgatará a velha guarda do samba de Joinville, com destaque para a “Avenida Cubas”, berço do estilo musical no bairro Bucarein.

“Temos como convicção de que temos que manter firme a manutenção da história do Carnaval de Joinville. Apesar de muitos acharem que só começou a ser celebrado de uns anos para cá, os registros mostram que é muito mais antigo, e a Príncipes era um destaque. Foi 13 vezes campeã nos desfiles competitivos. A escola fez parte da vida de muita gente em Joinville, e muitos ainda lembram daqueles tempos de glória”, afirma Emerson.

Escola de Samba Príncipes do Samba

Nome: Escola de Samba Príncipes do Samba
Fundação: 1986 (entre 1968 e 1985, chamava-se Escola de Samba Amigos do Kênia)
Presidente: Emerson França de Souza