Prefeitura recebe Licença Ambiental de Instalação para obra da Ponte Joinville e homologa supervisora

Publicada em 10/08/2022 às 09:11
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Secretaria de Administração e Planejamento - SAP, Procuradoria-Geral do Município - PGM

Nesta terça-feira (9/8), o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina concedeu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) 5183/2022 para a obra da Ponte Joinville. O documento “declara a viabilidade de implantação do empreendimento, equipamento ou atividade, quanto aos aspectos ambientais”.

A licença é válida pelo prazo de 72 meses, a contar da data de publicação e determina as normas que devem ser seguidas durante a execução da obra, com objetivo de garantir as condições adequadas ao meio ambiente. Com a publicação da LAI, a Prefeitura de Joinville tem a documentação ambiental necessária para a obra.

A Ponte Joinville vai ligar as regiões Sul e Leste de Joinville, partindo da avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e será conectada com o sistema viário do bairro Boa Vista.

O contrato de financiamento de US$ 40 milhões foi assinado pela Prefeitura de Joinville com o Fonplata dentro do Programa Linha Verde Eixo Ecológico Leste Joinville. A ponte terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura.

Homologado contrato com consórcio que vai supervisionar obra

Nesta quarta-feira (10/8), a Prefeitura de Joinville publicará a homologação do contrato com o consórcio que será responsável por supervisionar a obra da Ponte Joinville.

O vencedor do processo foi o Consórcio Supervisor Nova Engevix – Azimute, com o valor de contrato de R$ 7,7 milhões e vigência de 36 meses. A homologação da supervisora é uma exigência prévia ao lançamento do edital para contratação da empresa que realizará a construção, visto que o financiamento para a obra é internacional, do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Além de fiscalizar a execução da obra, cabe ao consórcio a supervisão da readequação do sistema viário do entorno, as análises dos projetos executivos, elaboração de projetos de iluminação pública, controles gerencial, tecnológico, documental, físicofinanceiro, ambiental e de segurança do trabalho, além da elaboração do plano de operação e manutenção do empreendimento.

O processo de lançamento de edital e a análise das documentações foram realizados pela equipe técnica das Secretarias de Administração e Planejamento e Infraestrutura Urbana, além da Procuradoria-Geral do Município.

Agora, a Prefeitura de Joinville trabalha na finalização do processo para lançar o edital que vai definir a empresa que será responsável pela construção da ponte.