Prefeitura realiza mutirão de limpeza nos cemitérios municipais de Joinville neste ano

Publicada em 04/03/2024 às 11:34
Relacionado a: Unidade de Concessões e Permissões - SAMA.UCP, Vigilância Ambiental - SES.UVS.VAM

A Prefeitura de Joinville começou nesta segunda-feira (4) mais um mutirão de limpeza nos cemitérios municipais de Joinville, para eliminar criadouros do Aedes aegypti. A ação, que conta com a participação de equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, da Unidade de Concessões e Permissões da Secretaria do Meio Ambiente (Sama) e soldados do 62º Batalhão de Infantaria, iniciou no Cemitério Municipal.

Os dez cemitérios municipais de Joinville estão no roteiro do mutirão. Na terça-feira (5/3), a ação será no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, na quarta no Cemitério São Sebastião e na quinta e sexta nos cemitérios Dona Francisca, Cubatão, Cristo Rei, Pirabeiraba, Canela, Cometa e Rio Bonito.

Em todos esses locais, serão recolhidas as embalagens que envolvem as flores e derramada a água acumulada nos vasos. Os locais que não podem ser removidos serão tratados com produtos para matar as larvas dos mosquitos.

A gerente da Unidade de Concessões e Permissões da Sama, Dayane Bento, pede aos familiares que limpem regularmente os túmulos de seus entes queridos, para evitar que se tornem criadouros do mosquito.

“E um dos maiores problemas que encontramos nos cemitérios são os vasos fixados nos túmulos, que não podem ser virados para escoar a água. Solicitamos às famílias que façam furos nesses vasos, para que a água não fique acumulada ali”, informa a gerente.

Este é o segundo mutirão de limpeza que a Prefeitura de Joinville coloca em prática este ano nos cemitérios. Além disso, a Sama realiza a limpeza periódica de todos os cemitérios municipais.