Joinville vai ter um grande Mutirão de Combate à Pichação neste sábado (15/11), no Centro da cidade. O ponto de encontro dos cerca de 300 voluntários que participarão do Mutirão será na praça da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin, às 7h30 da manhã. Até o final da tarde, os voluntários farão a limpeza e a pintura de paredes e muros que foram vandalizadas com pichações, na área próxima à Biblioteca.
São previstos cerca de 20 pontos para serem revitalizados, todos nas imediações da região central. Na travessa Sergipe, por exemplo, será pintada toda a extensão da rua e o grande muro situado na via.
O Mutirão de Combate à Pichação foi viabilizado com a doação de materiais provenientes da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), Associação de Proprietários da Área Central de Joinville (Apac), Tigre, Durín Tintas, Resicolor Tintas e Supermercado Hipermais.
A ação faz parte da campanha “Joinville é a nossa casa”, que busca mobilizar os moradores para mapear e atuar na pintura de imóveis pichados, resultando em cuidado e embelezamento da cidade.
A iniciativa terá a participação do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin e do empresário Luciano Hang, que virá à Joinville para incentivar a ação.
Os grupos de voluntários estão se organizando para atuarem durante todo o dia, em turnos diferentes.
A Campanha Joinville é nossa casa foi lançada pela Prefeitura de Joinville, com apoio do Conselho de Entidades e no site joinville.sc.gov.br/nossacasa há informações sobre como continuar auxiliando nesse processo.
Para combater as pichações, a Prefeitura de Joinville incentiva que as pessoas auxiliem no mapeamento dessas áreas. A revitalização de áreas públicas é feita pelas equipes da própria Prefeitura de Joinville, já os imóveis particulares são pintados com o auxílio de voluntários, desde que tenham a concordância dos proprietários.