Prefeitura realiza Feira da Empregabilidade no Residencial Trentino

Publicada em 09/11/2023 às 11:01
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS, CRAS Parque Guarani - SAS.UPS.CRASPG

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), realizou, na quarta-feira (8/11), a primeira Feira de Empregabilidade, no Residencial Trentino. A iniciativa teve o objetivo de proporcionar aos moradores possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

“A principal meta dessa ação é promover o acesso ao mundo do trabalho porque, a partir disso, essa família consegue prover o próprio sustento e é uma forma de superação das demandas da falta de renda. Tanto para o adolescente com o Jovem Aprendiz, quanto para o adulto com a formação e qualificação para o mundo do trabalho. O objetivo é contribuir para que essas famílias saiam da vulnerabilidade social principalmente no que se refere a renda”, destaca a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo.

A feira foi organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque Guarani e pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), em parceria com agências de Recursos Humanos e duas instituições de aprendizagem (Gerar e CIEE). As entidades ficaram o dia inteiro no residencial para cadastrar e encaminhar os moradores para uma vaga de emprego.

“Entendemos que esse foi um passo muito importante no sentido de garantir qualidade de vida e justiça social aos moradores do residencial. E esperamos que essa ação possa se repetir”, avalia Luá Inaiê Gonçalves Marcantoni, coordenadora do CRAS Parque Guarani.

“Hoje eu recebi um link para me cadastrar e conseguir uma vaga. Já fiz também um curso muito bom, aprendi como me comportar na entrevista, como agir dentro da empresa, como me vestir melhor no emprego e soube mais sobre os meus pontos pessoais negativos e positivos”, conta Bruna Kedelem dos Santos Firmo, 19 anos, moradora do residencial.

Quem também aprovou a iniciativa foi Maria Gracilene Ferreira Lima, de 48 anos. “Foi muito legal trazer as empresas pra cá, foi ótimo, agradeço muito”, diz.

“É importante aproximar o CRAS do Residencial Trentino, que faz parte do nosso território de atendimento. Estamos realizando aqui coletivos e grupos com a finalidade de orientar e informar a população sobre os seus direitos e promover reflexões, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para a população”, conta Luá.

Moradores do Residencial Trentino também receberam capacitações pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, da Secretaria de Assistência Social, que busca autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

“A execução do Acessuas prevê oficinas com usuários inseridos no Cadastro Único, com idade entre 14 e 64 anos. Eles recebem orientação e confecção de currículo, entrega de certificado, encaminhamento para oportunidades de trabalho e aumento de escolaridade e qualificação”, explica Alana Nogueira, coordenadora do Acessuas.

“Nas oficinas ensinaram muitas coisas boas, como preparar um currículo, é muito bom pra gente que já tem uma idade, tô achando excelente”, comenta Betânia das Graças, 58 anos e também moradora do residencial.

Os moradores do residencial Trentino receberam anteriormente ações coletivas sobre Cadastro Único e benefícios eventuais, programa Bolsa Família, busca ativa na identificação de famílias com perfil para atendimento no CRAS, além de ações preventivas sobre Direitos da Pessoa Idosa, Trabalho Infantil, entre outros.