Prefeitura realiza ação para atualizar dados do Cadastro Único de famílias joinvilenses

Publicada em 26/08/2022 às 08:44
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Neste sábado (27/8), das 8h30 às 17h, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), realiza o mutirão para atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Não será necessário fazer agendamento prévio. As senhas para atendimento serão distribuídas até 15h.

A ação será realizada na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), da Prefeitura, localizada na rua Doutor João Colin, 2700.

De acordo com a determinação do Governo Federal, as informações do CadÚnico devem ser atualizadas a cada dois anos ou quando houver mudanças no grupo familiar inscrito, tais como alteração de endereço, renda, entrada de mais pessoas na família, falecimento, entre outras. Em Joinville, cerca de 12 mil famílias devem atualizar o cadastro.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Governo Federal escalonou o processo de revisão cadastral e prorrogou os prazos para atualização dos dados. No entanto, a averiguação das informações foi retomada e as famílias passaram a ser comunicadas sobre a necessidade de atualizar as informações, sob o risco de ter seus benefícios suspensos ou cancelados.

“Com isso, surgiu uma grande demanda de atendimentos nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Joinville. Regularmente, estamos realizando mutirões mensais nas regiões com maior demanda”, explica Natasha Santhiago, coordenadora de Área de Proteção Social Básica da SAS.

Documentos obrigatórios

É importante destacar que, para atualizar os dados do CadÚnico, é preciso apresentar os documentos originais de todas as pessoas que residem na mesma casa:

– RG
– Certidão de Nascimento (caso não tenha RG)
– CPF
– Título de Eleitor
– Comprovante de renda
– Comprovante de residência atualizado
– Carteira de Trabalho (mesmo sem registro)
– Certidão de frequência escolar
– Certidão de óbito de integrantes da família que tenham falecido desde a última atualização dos dados

Números do Cadastro Único em Joinville

O CadÚnico é o principal instrumento de identificação e caracterização da situação socioeconômica das famílias de baixa renda que residem em território nacional.

É a inscrição no cadastro que permite às famílias de baixa renda o acesso aos Programas Sociais do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Casa Verde Amarela, além de outros benefícios e serviços.

Em Joinville, 38.772 famílias estão inseridas no CadÚnico, atualmente. Desse valor, 33% precisam atualizar os seus dados, ou seja, 12.782 cadastros estão desatualizados.

Para o mutirão de grande impacto que será realizado neste sábado, a expectativa da SAS é atender a cerca de 400 famílias. A SAS está programando outros mutirões para atender a demanda.