Prefeitura faz obras e implementa melhorias em ruas do bairro Guanabara

Publicada em 17/02/2022 às 19:01
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

A Prefeitura de Joinville deve colocar em prática, nos próximos dias, mudanças no trânsito na região próxima à rotatória do Parque da Cidade, no bairro Guanabara. O trabalho teve início nesta semana, com a requalificação das ruas Santo Agostinho e Guanabara, executado pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Subprefeitura e deve continuar até a primeira quinzena de março.

A primeira etapa consiste na fresagem e depois nova camada de asfalto. Como as obras estão sendo realizadas, a primeira mudança percebida pelos motoristas e usuários do transporte coletivo foi a retirada do corredor de ônibus na rua Santo Agostinho.

Para acessar o Terminal do Guanabara, os ônibus das linhas 601 e 140, que vêm do Centro, agora seguem pelas ruas Graciosa, Nacar e Guanabara. Há um acréscimo de cerca de 1 km na viagem. Porém, a retirada do corredor vai garantir mais fluidez para quem precisa fazer o deslocamento saindo do bairro, inclusive para o transporte público.

Essa é uma alternativa para garantir mais segurança para as pessoas. Dados dos Bombeiros Voluntários mostram que nos últimos três anos a rua Santo Agostinho teve um aumento na quantidade de acidentes com vítimas. Em 2019 foram 15, 2020, 16 e 2021, 21 acidentes.

Depois da finalização das ações de requalificação asfáltica, o Departamento de Trânsito de Joinville vai fazer a pintura e novas sinalizações. A partir de então, serão implantadas as mudanças em etapas.

As alterações viárias foram discutidas com a comunidade. Após a apresentação do projeto aos moradores, o Detrans fez adequações no projeto de acordo com as sugestões apresentadas, respeitando as considerações técnicas.

Mudanças no trânsito serão executadas após a requalificação

No entroncamento entre as ruas Guanabara e Santo Agostinho haverá mudança no semáforo. O equipamento ficará sempre aberto, garantindo que os motoristas que desejam entrar na rua Santo Agostinho tenham acesso contínuo. O semáforo será fechado quando o botão para a travessia de pedestres for acionado.

“Com essa alteração, vamos melhorar o fluxo de veículos para quem vem da rua Fátima e do bairro Adhemar Garcia. Principalmente no horário da manhã, o fluxo é muito intenso e com o semáforo em quatro tempos acaba gerando congestionamentos. Apenas para a passagem do ônibus e acesso de uma rua ao lado da Teresópolis, a gente tinha 22 segundos de interrupção no fluxo da Guanabara. Durante o dia, isso influencia diretamente no tempo de deslocamento”, explica Guilherme Belegante, gerente de operações do Detrans.

Já na rua Santo Agostinho, o corredor de ônibus no contrafluxo deixa de existir. Serão três pistas no sentido do bairro para a rotatória e a ciclovia. A pista da direita com fluxo livre para quem vai acessar a rua Graciliano Ramos em direção ao bairro Boa Vista. A pista do meio também com possibilidade de acesso a Graciliano Ramos e a ponte Mauro Moura, porém, com preferência para quem já estiver na rotatória e a pista da esquerda, com acesso livre para entrar na Graciosa em direção a Monsenhor Gercino, sem a necessidade de acessar a rotatória.

“Outra mudança bastante solicitada pela comunidade era que os motoristas que passam pela ponte Mauro Moura e estão na pista da direita pudessem ter acesso livre à rua Graciosa. E esta alteração também será providenciada assim que as obras forem concluídas”, informa Guilherme.

A rua Araguaia também será sentido único da Graciosa em direção à Japurá. “No entroncamento da Graciosa com a Araguaia, além do fluxo intenso de motoristas, também temos muitos pedestres e ciclistas que utilizam esse espaço. Essa alteração vai oferecer mais segurança para quem transita por ali”, esclarece Guilherme.

Vale ressaltar que estas alterações serão implantadas por etapas e a Prefeitura de Joinville vai comunicar a população quando elas entrarem em vigor. Além disso, os agentes de trânsito estarão na região para prestar apoio e orientar os motoristas.

As alterações integram o projeto de melhoria da mobilidade urbana na Zona Sul da cidade, que será beneficiada com obras maiores, como a construção das pontes