Prefeitura entrega Prêmio de Práticas Exitosas para servidores da Assistência Social

Publicada em 16/12/2022 às 15:19
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

A Prefeitura de Joinville realizou, nesta sexta-feira (16), o Prêmio de Práticas Exitosas da Secretaria de Assistência Social (SAS). O evento, que ocorreu na Associação Empresarial de Joinville (Acij), tem por objetivo dar visibilidade e valorizar práticas e projetos bem-sucedidos da SAS.

Vinte e dois trabalhos foram inscritos e dez foram selecionados como finalistas. Desses dez, foram premiados os dois primeiros colocados em cada eixo. No Eixo 1 – Assistência, o primeiro colocado foi “Mutirão para Regularização Migratória: Promoção e Garantia de Direitos a Migrantes e Refugiados”, de Deise Gomes, Bárbara da Silva e Dyorgia da Rosa Pereira. O segundo lugar foi para “Ação Profipo – CRAS no Bairro”, de Cleiton José Barbosa.

No Eixo 2 – Gestão, Planejamento e Financiamento, o trabalho vencedor foi “Cartão Magnético para Benefício Eventual”, de Rafael Feijó Vieira Vecchietti, João Carlos Voos e Gabriel de Jesus Antônio. Na segunda colocação, ficou “Implantação da Área de Gestão de Benefícios Assistenciais e Transferência de Renda: Avanços na Gestão Pública Municipal”, de Danuza Labanca Rocha e Eric do Amaral Bradfield.

“O Prêmio é decorrente de todo o trabalho que é feito em nossos territórios, na comunidade e nos serviços e equipamentos da SAS. No decorrer das atividades, nos deparamos com algumas demandas específicas, e por meio da criatividade e talento dos nossos servidores foram criados programas, práticas e projetos que despertaram todo um processo que merece reconhecimento”, explica Fabiana Cardozo, secretária de Assistência Social.

Segundo o prefeito Adriano Silva, o Prêmio é fundamental para estimular cada vez mais a inovação na gestão municipal. “Nós vimos trabalhos maravilhosos, que estão transformando vidas aqui da nossa cidade. Por isso, tenho tanto orgulho da SAS. Nossos servidores são muito comprometidos”, elogia o prefeito.

Um desses projetos inovadores e com grande impacto no dia a dia de milhares de pessoas é o “Cartão Magnético para Benefício Eventual”.

“O projeto tem dois pontos muito significativos: o primeiro é a dignidade da pessoa ir no mercado e poder escolher o que ela realmente quer e o que ela realmente precisa e outra coisa muito importante é a injeção dos recursos nos mercados do município. Anteriormente, com a entrega das cestas básicas, as pessoas de Joinville recebiam alimentos que eram comprados em outras cidades. O dinheiro ia todo para fora. Agora, ocorre uma injeção de recursos nos mercados de bairro de Joinville”, comemora um dos autores, Rafael Feijó Vieira Vecchietti.

O trabalho “Mutirão para Regularização Migratória: Promoção e Garantia de Direitos a Migrantes e Refugiados”, de Deise Gomes, Bárbara da Silva e Dyorgia da Rosa Pereira, teve impacto na vida de dezenas de migrantes e refugiados que vieram pra Joinville.

“Além do acesso à documentação regularizada, foi possibilitado o acesso aos serviços públicos e a cursos de português e de capacitação para vagas de emprego”, informa Deise Gomes.