Promover o turismo ecológico e rural é o objetivo da parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Associação de Turismo Eco Rural de Joinville (Aterj), entidade que acaba de completar 20 anos e colhe os bons frutos de um trabalho conjunto cada vez mais reconhecido dentro e fora da cidade.
A parceria entre a Secult e a Aterj tem sido fundamental para fortalecer o segmento. Por meio dela, as ações são compartilhadas, promovendo o desenvolvimento sustentável das rotas turísticas, valorizando as propriedades rurais e o modo de vida no campo. São ações que promovem e fortalecem o turismo ecológico e rural, conectando visitantes e moradores com as maravilhas da zona rural.
Segundo o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth, rotas consolidadas, como o Caminhos de Dona Francisca, Caminhos do Piraí, a Estrada Bonita e a Estrada da Ilha, destacam as belezas naturais da região, oferecendo experiências do turismo rural e do ecoturismo.
“Atraímos turistas interessados em observação de aves e temos várias opções de turismo de aventura por causa da geografia única da região. A cada ano, o número de visitantes cresce exponencialmente”, afirma o secretário.
“Essa parceria contribui diretamente para a geração de renda, a diversificação da economia local e o fortalecimento da identidade rural joinvilense, reforçando o compromisso com um turismo mais sustentável, participativo e de qualidade”, conta a gerente de Turismo da Secult, Marcia Hamann.
Rotas turísticas, calendário de eventos e setores em crescimento
Para a presidente da Aterj, Maiara Priscila Brummer, o principal avanço com a parceria não é apenas financeiro, mas cultural.
“Uma das principais mudanças é a mentalidade da população da área rural, já que hoje ela abraça o turismo e vê como uma fonte de renda alternativa na agricultura familiar, até para evitar a evasão da área rural”, explica.
Por meio de capacitações, criação de rotas turísticas e divulgação conjunta, a parceria permite que as propriedades rurais diversifiquem sua renda, tornando-se empreendimentos de experiência, que vão desde a venda de produtos com valor agregado até a oferta de hospedagem e gastronomia típica.
A cada ano, as propriedades rurais melhoram a estrutura para receber o público. “Hoje o turismo rural tem esse pensamento de experiência. São propriedades que têm algo diferente, que você não vai encontrar em outro lugar”, complementa Maiara.
Já o calendário de eventos rurais atua como um dos pilares para atrair visitantes para a cidade. Eventos como a Festa do Colono, a Festa da Colheita e o Festival de Girassóis, que acontecem anualmente, atraem visitantes para conhecer a cultura rural de Joinville.