Prefeitura divulga programação para a comemoração dos 172 anos de Joinville

Publicada em 28/02/2023 às 08:39
Relacionado a: Secretaria de Comunicação - SECOM, Gabinete do Prefeito - GAP, Gabinete do Vice-Prefeito - GVP

A Prefeitura de Joinville divulgou a programação dos eventos que marcam o aniversário da cidade, que será comemorado no dia 9 de março. As atividades terão início na quarta-feira (1º/3) e se estendem durante todo o mês.

“Este é um período de muita alegria! Convido todos os joinvilenses para que possamos celebrar juntos o orgulho de viver nesta cidade, escolhida como a melhor do Brasil. Para isso, preparamos entregas importantes e também momentos de comemoração”, afirma o prefeito Adriano Silva.

O evento que marca a abertura da programação é o Hasteamento das Bandeiras, que será realizado no dia 1º de março, em frente à Prefeitura de Joinville. O mesmo dia será marcado pela abertura do ano letivo da Casa da Cultura Fausto Rocha Junior e o lançamento da programação de 50 anos da unidade.

No domingo (5/3), será realizada a segunda edição do evento O Farol para os Joinvilenses, com feira, atividades de recreação, apresentações e exposições, na Rua Max Colin. No mesmo dia, também haverá visita guiada à torre do prédio histórico que abrigou a Prefeitura de Joinville.

Na semana do aniversário de 172 anos da cidade, haverá a entrega da Ordem de Serviço para início das obras do Centro de Inovação da Secretaria de Educação, a solenidade de registro das Sociedades de Tiro Esportivo como Patrimônio Imaterial de Joinville e a inauguração da nova sede da Unidade Básica de Saúde da Família Aventureiro II.

O dia 9 de março vai começar com a tradicional Homenagem aos Imigrantes, com um concerto da Banda do 62º Batalhão de Infantaria no Cemitério dos Imigrantes. A partir das 17h, na Avenida Beira Rio, mais de 80 instituições e entidades participarão do Desfile Comemorativo ao Aniversário de Joinville.

A programação do aniversário da cidade também conta com a entrega da Medalha Dona Francisca para Reinaldo Antônio Baldessin, o Nardela, a inauguração da quadra coberta da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke e a entrega dos certificados de Regularização Fundiária para moradores da Vila Cubatão.

“Será uma ampla programação, com atividades que contemplam diversas áreas em todas as regiões da cidade, para celebrar o aniversário da nossa cidade com a atenção e o carinho que o joinvilense merece”, observa Adriano.

Programação da Comunidade

O Calendário Oficial do Aniversário de Joinville também conta com diversos eventos promovidos pela comunidade, incluindo espetáculos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, passeios ciclísticos, meia maratona, festival de cinema, eventos com programação para a família, programas de rádio e televisão especiais, exposição de arte, feira de orquídeas, entre outros.

“É muito bom ver diversas instituições realizando eventos para comemorar o aniversário da nossa cidade, que tem a característica de ser muito acolhedora e cuidar bem de todas as pessoas”, conclui o prefeito.

Confira abaixo a programação completa dos eventos que serão realizados pela Prefeitura e também pela comunidade.

8h – Hasteamento das Bandeiras
Local: Prefeitura de Joinville (Av. Hermann August Lepper, 10 – Centro)

9h30 – Início do ano letivo e abertura da comemoração dos 50 anos da Casa da Cultura
Local: Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior (Rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu)