Prefeitura de Joinville recebe certificação nacional do Roteiro Turístico Caminhos de Dona Francisca

Publicada em 11/07/2023 às 18:07
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

O Roteiro Caminhos de Dona Francisca, na zona rural de Joinville, foi certificado pelo Ministério do Turismo após a participação da Prefeitura de Joinville e de empreendedores da região na segunda edição do Projeto Experiências do Brasil Rural.

Nesta terça-feira (11), ocorreu a cerimônia de entrega dos certificados aos participantes, em evento no Restaurante Hübener, em Pirabeiraba. O evento contou com a presença da vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, dos vereadores Diego Machado e Henrique Deckmann, de representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Educação, e de proprietários e empreendedores da região.

No total, 18 pessoas receberam a certificação, e o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, recebeu o documento que oficializa a qualificação do roteiro com o selo do Ministério do Turismo. Este roteiro, que envolve a região da Dona Francisca, entre a BR-101 e a Serra Dona Francisca, foi escolhido em junho pelo Ministério do Turismo para ser um dos representantes do Brasil no concurso internacional Melhores Vilas Turísticas, da Organização Mundial do Turismo.

“Demorou muito tempo para o joinvilense reconhecer que esta cidade é linda e que muita gente pagaria sim para conhecê-la. Precisamos nos apropriar disso e mostrá-la para que todo mundo veja o quanto ela é sensacional. Agora, com esse projeto, mais ainda os turistas voltarão para casa com memórias que irão levar para a vida”, afirma a vice-prefeita Rejane Gambin.

O secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, destacou a importância da união entre os empreendedores da região e o quanto ela foi essencial para as conquistas recentes neste roteiro turístico. Segundo ele, o foco é seguir investindo no desenvolvimento do turismo rural de Joinville.

“O objetivo deste trabalho é fazer desta uma região turística reconhecida internacionalmente, e temos potencial para isso. Muitos dizem que Joinville não é uma cidade turística, mas somos o terceiro maior em Santa Catarina em arrecadação de ICMS turístico, temos nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro e belezas naturais e atrativos culturais. Precisamos valorizar tudo isso”, destaca o secretário.

Projeto deu origem a livro de receitas e guia com experiências no turismo rural

O projeto “Experiências do Brasil Rural” foi aplicado em Joinville em 2022, após a cidade ser uma das seis selecionadas pelo Governo Federal. Ao longo de seis meses, os participantes receberam especialistas que produziram um diagnóstico de cada empreendimento e proporcionaram a criação de experiências de acordo com o perfil de cada local. Também foram realizadas capacitações e mentorias para que os empreendedores pudessem executar, promover e garantir a manutenção destas novas atividades.

Com a conclusão do projeto, o Ministério do Turismo publicou um livro de receitas exclusivas criadas pelo chef Zeca Amaral com ingredientes de cada região. Para Joinville, foram criados os pratos frango na cachaça e mel e mandioca sauté, e robalo glaceado com melaço e shimeji ao mel.

Cada roteiro também ganhou um guia com todas as propriedades participantes e as experiências que podem ser vividas em cada uma, como degustação às cegas de diferentes sabores de cuca; visita a um alambique para conhecer o processo completo de produção de cachaça; e participar da plantação de gerânios na estufa de uma propriedade centenária.

Compartilhe

Skip to content