A importância do trabalho intersetorial entre as áreas de assistência social, saúde e segurança pública foi o tema central do 3º Seminário sobre a População em Situação de Rua, realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social. O evento promovido nesta quinta-feira (30/10), na Univille, reuniu profissionais de Joinville e municípios da região atuantes nesses setores.
As palestras da programação abordaram temas como o trabalho do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política (CIAMP), saúde mental e uso de substâncias psicoativas, mercado de trabalho e segurança pública.
“O Seminário é um momento essencial para trocarmos informações sobre as legislações vigentes, como o trabalho intersetorial deve se dar na prática, quais os fluxos e metodologias de trabalho a serem seguidos para que consigamos, de maneira efetiva, contribuir para que pessoas saiam da situação de rua”, afirma a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo.
De acordo com a secretária, desde 2021 o município de Joinville vem investindo na construção de uma rede de atendimento para a população em situação de rua.
Dentro dela, a assistência social atua com a proteção a esses indivíduos de modo a atendê-los em sua integralidade. As ações incluem a abordagem social, atendimento no Centro Pop, resgate de vínculos familiares, encaminhamento para casas de passagem e para os serviços especializados de saúde, como o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas) e o CAPS IJ Infantojuvenil (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), quando necessário.
“É um trabalho de rede e o Seminário é o espaço para entendermos o papel de cada setor e também para a comunidade entender que existe a Constituição Federal e as regulamentações que norteiam o nosso trabalho, que é qualificado e respeita as legislações vigentes no que se refere à população em situação de rua”, complementa.
 
							