Prefeitura de Joinville realiza reunião com moradores da Vigorelli

Publicada em 20/04/2023 às 09:12
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS, Secretaria de Habitação - SEHAB, Companhia Águas de Joinville - CAJ

Profissionais das Secretarias de Assistência Social e de Habitação e da Companhia Águas de Joinville se reuniram na tarde desta quarta-feira (19) com moradores da Vigorelli. O encontro foi organizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Aventureiro, que atende a região.

O principal objetivo do encontro foi apresentar os serviços que o CRAS e os demais órgãos municipais oferecem. A ação faz parte das atividades que são desenvolvidas pela Prefeitura enquanto ocorre o processo de Regularização Fundiária da Vigorelli.

Crystiane Catelen, coordenadora do CRAS Aventureiro, explica que além da apresentação dos serviços, foi possível ouvir a comunidade. “Queremos que eles tenham conhecimento da garantia de direitos”, explica.

A Secretaria de Habitação levou um questionário para a comunidade responder sobre cursos e capacitações que eles têm interesse em participar. “Queremos desenhar com a comunidade onde querem seguir para direcionar os próximos passos desse projeto que prevê além da infraestrutura como energia elétrica, água, o desenvolvimento social”, explica Tereza Couto, diretora executiva da Secretaria de Habitação.

Santo Possent é pescador e mora na Vigorelli há 40 anos. “É muito bom, temos que ser inseridos, achei ótima essa iniciativa porque muitas vezes não temos acesso. É muito importante ter esse canal para solucionar nossos problemas. Além do mais, aqui é um ponto turístico lindo de Joinville”, diz o pescador.

A Companhia Águas de Joinville realizou uma ação tira-dúvidas. Técnicos e agentes socioambientais da Águas de Joinville orientaram e responderam as perguntas da população. Durante a ação, os moradores puderam realizar negociações e receber informações sobre a padronização das ligações de água, tarifas de água e esgoto, sobre os critérios para se enquadrar na tarifa social e como se conectar corretamente à futura rede coletora.

A implantação de redes de água é uma das etapas da revitalização da Vigorelli. A primeira fase das obras já foi concluída em 2022, com a implantação de 1,2 km de redes de abastecimento. A segunda fase, que inicia neste ano, contempla a instalação de 1,6 km de rede de água. O pacote de obras também prevê a instalação de 1,5 km de rede coletora e a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta localizada próximo à estrada de acesso à Vigorelli. A implantação do sistema de esgotamento sanitário e as melhorias no abastecimento de água no local fazem parte do projeto de Regularização Fundiária (Reurb) da Vigorelli. Serão cerca de 130 famílias beneficiadas na comunidade.