Prefeitura de Joinville realiza mutirão para atualizar Cadastro Único no sábado

Publicada em 06/10/2022 às 11:19
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville realiza, neste sábado (8/10), um mutirão de atualização do Cadastro Único (CadÚnico), das 8h às 17h. Não é preciso agendar ou se inscrever antecipadamente para participar. É só se dirigir até o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) com os documentos necessários. O CAC fica na rua Dr. João Colin, 2.700, no bairro Santo Antônio. A entrega das senhas para atendimento será até às 15h30.

Em Joinville, 39.772 famílias estão cadastradas. Entre elas, 12.731 devem atualizar seus dados. De acordo com a determinação do Governo Federal, as informações do CadÚnico devem ser atualizadas a cada dois anos ou quando houver alterações como endereço, renda, mais pessoas na família ou falecimento.

“Temos uma meta de realizarmos cerca de 500 cadastros no mutirão deste sábado. A Secretaria de Assistência Social tem se empenhado para atualizar o cadastro dessas famílias, mas temos muitas faltas nos agendamentos dos CRAS. Por conta disso, foi criada essa demanda. Se você faz parte de uma família que precisa atualizar, nos procure no sábado”, reforça a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo.

Quais documentos levar

O responsável pela família deve levar algum documento pessoal (RG, CPF, Título de Eleitor) e, se tiver, um comprovante de renda. Para a atualização, o responsável também precisa apresentar um comprovante de endereço, de preferência conta de luz. Dos demais integrantes da família, é preciso levar documento pessoal de cada um (Certidão de Nascimento ou Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor). No caso de falecimento de algum integrante da família, o responsável deve levar a Certidão de Óbito. Os documentos devem ser originais.

Cadastro Único

O CadÚnico é o principal instrumento de identificação da situação socioeconômica das famílias de baixa renda em todo o território nacional. É por meio do CadÚnico que essas famílias podem ter acesso aos programas sociais do Governo Federal, como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Casa Verde Amarela, entre outros. Sem a atualização, há casos em que o benefício pode ser suspenso ou cancelado.