Prefeitura de Joinville realiza Censo de Inclusão das Pessoas com TEA, TDAH e Dislexia

Publicada em 02/04/2024 às 08:52
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Secretaria de Assistência Social - SAS, Unidade de Serviços Especiais - SES.USE

Nesta terça-feira, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para marcar a data, a Prefeitura de Joinville está realizando o primeiro Censo de Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia.

Para participar, é preciso acessar o site da Prefeitura (bit.ly/CensoTEA) e preencher o formulário eletrônico até o dia 2 de julho deste ano.

A pesquisa tem como objetivo identificar a quantidade e o perfil socioeconômico das pessoas com esses transtornos e criar o mapeamento dos casos, visando à execução de políticas públicas. O censo pode ser respondido pela pessoa com transtorno ou por seu responsável.

A construção do questionário envolveu as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social da Prefeitura de Joinville e a sociedade civil.

“Esses dados beneficiarão não apenas a Secretaria de Saúde, mas também a Assistência Social e Educação, direcionando políticas públicas para o atendimento de pessoas com TEA, TDAH e Dislexia”, explica Flávia Schwinden Muller, gerente de Serviços Especiais da Secretaria da Saúde.

O Censo de Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia atende à Lei 9.298, de 21 de novembro de 2022, de autoria do vereador Brandel Junior, que tramitou e foi aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Adriano Silva.