Prefeitura de Joinville promove consulta pública sobre Plano Municipal de Museus

Publicada em 08/05/2023 às 17:46
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville promove uma consulta pública sobre o Plano e Política Municipal de Museus. O objetivo é revisar e atualizar os termos do documento que foi redigido e aprovado em conselho em 2019, mas não foi publicado na época. Por isso, agora passa por revisão para ser sancionado.

O processo ocorre de forma virtual: os interessados em participar devem acessar o formulário no link, ler o documento e redigir sua sugestão. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. O texto está dividido em tópicos, e a cada trecho será possível fazer apontamentos, sugestões, indagações e acréscimos de informações. O formulário ficará disponível para a consulta até 18 de maio de 2023, às 23h59.

Após o término do prazo, as sugestões serão compiladas e apresentadas no 9° Fórum Setorial de Museus e Espaços de Memória. O evento ocorre em 20 de maio, a partir das 9 horas, no auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui (rua Dona Francisca, 600, Centro). No encontro, a revisão do documento será apresentada para aprovação.

O Plano e Política Municipal de Museus tem como objetivo oferecer ao município, em especial ao poder público, diretrizes para balizar o funcionamento e operação dos museus e espaços de memória. O documento aponta os cuidados fundamentais com os acervos até a gestão dos profissionais dessas instituições. Ele terá vigência de dez anos e passará por revisão de quatro em quatro anos, em fóruns com a participação da sociedade civil.