Prefeitura de Joinville prepara atrações especiais para receber visitantes durante o Festival de Dança

Publicada em 18/07/2025 às 17:20
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Com a chegada do Festival de Dança de Joinville, além dos tradicionais pontos de visitação como museus, Mirante de Joinville e Zoobotânico, a Prefeitura vai oferecer uma série de atividades que podem ser exploradas por visitantes e joinvilenses.

Entre segunda-feira (21/7) e a sexta-feira (1º/8), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação abre as portas do prédio do O Farol para uma visita guiada à torre, de onde é possível ver vários pontos de Joinville. Os passeios serão realizados sempre às 15h, nos dias úteis. Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente, no link. Há limite na quantidade de participantes para garantir uma experiência agradável e segura.

O prédio do O Farol foi construído entre 1952 e 1954 para sediar um comércio de automóveis. Entre as décadas de 1960 e 1970 abrigou a Estação Rodoviária, e de 1975 a 1996, foi sede da Prefeitura de Joinville.

Várias cidades no mundo tiveram prédios semelhantes, como um símbolo registrado da marca de veículos na época. Atualmente, o prédio de Joinville, adquirido pela Prefeitura em 2004 e tombado em 2005 pelo Patrimônio Histórico Municipal, é um dos últimos no mundo que mantém suas características originais.

Além de visitar a torre, quem passar pelo local poderá visitar uma exposição de 11 projetos de dança realizados em Joinville e que possuem o Selo O Farol, uma certificação que reforça a importância da iniciativa desenvolvida junto aos diferentes grupos sociais da cidade.

A exposição, que terá itens relacionados às modalidades de dança de cada projeto, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, no período de realização do Festival de Dança, das 8h às 17h.

Visita guiada ao Arquivo Histórico de Joinville

O Arquivo Histórico de Joinville, que é um das principais instituições de salvaguarda de materiais e documentos históricos do Brasil, está preparando uma visita guiada que vai contar a história da dança na cidade e a história dos 50 anos da Escola Municipal de Ballet de Joinville.

A atividade, com aproximadamente uma hora de duração, está programada para a quarta-feira (23), às 15h, na sede do Arquivo Histórico de Joinville (Rua Hermann August Lepper, 650, Saguaçu). As vagas são limitadas a 20 pessoas, por ordem de chegada.

Praça Bailarina Liselott Trinks é um instagramável a céu aberto

Este é o primeiro Festival de Dança de Joinville após a inauguração da Bailarina Liselott Trinks. Mais do que um espaço urbanístico revitalizado, a Praça Bailarina Liselott Trinks representa a simbiose entre duas importantes referências de Joinville: a indústria e a dança.

Localizada no cruzamento da Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua 9 de Março, o monumento de uma bailarina em tamanho real impressiona pela grandeza, ao mesmo tempo em que inspira com o movimento leve e preciso da dança.

A estátua está afixada no centro de um espelho d’água. Além dos detalhes e do realismo dos contornos, o monumento tem sua beleza enaltecida pelo chafariz iluminado que dá forma à saia da bailarina.

A joinvilense Thaís Diógenes, que em 2011 se formou na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e hoje é professora na instituição, foi a modelo para a confecção da peça. A praça homenageia a precursora da dança em Joinville.

Liselott Trinks nasceu em Joinville, em 21 de março de 1914. Foi aluna de Maria Olenewa, um dos grandes nomes do balé mundial e que mudou a história da dança no Brasil. Liselott estudou na Alemanha e retornou para Joinville já como professora.
Em 1958, com a fundação daquela que, no futuro, se tornaria a Sociedade Harmonia Lyra, fortaleceu suas atividades no mundo da dança, com a manutenção de uma escola de dança e de um corpo de bailado.

Visita ao Zoobotânico e Mirante de Joinville

Durante o período de realização do Festival de Dança, que coincide com as férias escolares, a Linha Mirante, que leva os passageiros até o topo do morro, vai operar também em dias úteis, além do fim de semana. Os horários podem ser acessados no site onibus.info.

A visita ao Mirante pode ser feita também a pé ou de bicicleta. A torre do Mirante pode ser fechada em períodos de chuva ou vento forte por questão de segurança.

Para atender a demanda de visitantes que aumenta nesta época do ano, o Zoobotânico de Joinville vai abrir também nas segundas-feiras (21 e 28/7), quando normalmente o parque fica fechado para atividades internas. O horário de visitação permanece o mesmo, das 9h às 17h.

Compartilhe

Skip to content