Prefeitura de Joinville participa de campanha para motoristas respeitarem as vagas especiais de estacionamento

Publicada em 10/02/2023 às 11:23
Relacionado a: Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

A Prefeitura de Joinville, por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), participa da campanha educativa de trânsito “Respeite essa vaga”. Totens com mensagens de conscientização começaram a ser instalados nesta quinta-feira (9/2) em placas próximas a vagas especiais. As primeiras instalações foram na rua Rio Branco, perto da agência do INSS, no Centro. A Eptran é ligada ao Departamento de Trânsito de Joinville.

Nessa primeira etapa, serão instalados 60 totens com mensagens diferentes. Em dois deles, um cadeirante e um idoso seguram uma placa com a frase “tem certeza que vai estacionar aqui?”. Em outro modelo, uma criança orienta os pais a não estacionarem em fila dupla. Esses últimos serão instalados perto de 20 escolas.

“É uma campanha que quer sensibilizar as pessoas que não possuem credenciais nos seus veículos para não utilizarem as vagas especiais. Queremos diminuir o alto número dessas infrações em Joinville. É uma infração considerada gravíssima, são sete pontos na carteira, com custo alto e ainda podendo ocorrer a remoção do veículo”, explica Paulo Rogério Rigo, diretor-presidente do Departamento de Trânsito.

Em Joinville, nos últimos dois anos, foram 1.608 infrações desse tipo. Em 2022, o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) registrou 566 multas por estacionar nas vagas reservadas a idosos, além de 355 multas por estacionar irregularmente nas vagas reservadas a pessoas com deficiência (PCD). Em 2021, foram 462 infrações em vagas para idosos e 225 em vagas PCD.

Durante o lançamento da campanha, representantes dos conselhos municipais participaram e apoiaram a iniciativa. “É fundamental esse trabalho de conscientização porque existe muita dificuldade, o conselho recebe muitas denúncias. As vagas são sinalizadas, mas as pessoas não têm consciência, dizem que é rapidinho. A vaga especial não é um privilégio, é uma necessidade”, avalia Vanderlei Quintino, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE).

“Hoje, as vagas especiais nem sempre são ocupadas pelas pessoas credenciadas. E ainda dizem que é só um minutinho, mas é quando aparece alguém que precisa daquela vaga. Acho que é uma campanha que pensa nas pessoas”, fala Milton Américo dos Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI).

A campanha “Respeite essa vaga” tem a parceria do Conselho Regional de Engenharia (CREA) e da Prefeitura de Concórdia, que criaram e desenvolveram os totens.

É possível solicitar a credencial de estacionamento para pessoa com deficiência e a credencial de estacionamento para idoso no site da Prefeitura ou pessoalmente, na sede do Detrans que fica na rua Caçador, 112, no bairro Anita Garibaldi, de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados. A emissão das credenciais é gratuita.

Confira onde serão instalados os totens:

Seprot e Detrans, na rua Caçador, 120
Rua XV de Novembro, 393
Rua Princesa Isabel esquina com a Dona Francisca
Rua Rio Branco, 229, perto do Museu Nacional de Imigração e Colonização
Zoobotânico, R. Pastor Guilherme Rau, 462
Rua XV de Novembro, perto do Pórtico Expoville
Mercado Público Municipal, Av. Dr. Paulo Medeiros, s/nº
Rua Senador Felipe Schmidt 105, perto do Shopping Mueller
Prefeitura Municipal de Joinville, Av. Hermann August Lepper, 10
Centreventos Cau Hansen, Av. José Vieira, 315
Pronto Atendimento Norte (PA Norte)