Prefeitura de Joinville oportuniza que pessoas em situação de rua retornem ao convívio familiar em suas cidades de origem

Publicada em 24/04/2024 às 12:07
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS, Centro Pop - SAS.UPE.CPOP

Segundo os dados do Diagnóstico da População em Situação de Rua, dos brasileiros que vivem em situação de rua em Joinville, apenas 28,8% são nascidos na maior cidade de Santa Catarina. Para oportunizar que as pessoas naturais de outras localidades voltem ao convívio familiar em suas cidades de origem, a Secretaria de Assistência Social (SAS) conta com o Auxílio Transporte Intermunicipal ou Interestadual.

Em 2023, a Prefeitura concedeu 503 desses benefícios, um investimento de R$76.827,50. A maior parte, 255, foi para retorno para municípios de Santa Catarina.

Nas viagens interestaduais, os Estados que lideram como destinos de retorno são o Paraná (112), São Paulo (88) e Rio Grande do Sul (26).

“O benefício eventual de Auxílio Transporte Intermunicipal ou Interestadual é um importante dispositivo para oportunizar o retorno à convivência familiar de pessoas em situação de rua, cujas famílias não residam no município ou no estado. A reinserção familiar é uma das possibilidades para a saída da situação de rua”, explica Fabiana Cardoso, secretária de Assistência Social de Joinville.

A requisição do Auxílio Transporte Intermunicipal ou Interestadual deve ser feita no Centro Pop, localizado na rua Paraíba, 937, Anita Garibaldi. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos.

A avaliação das situações que podem ser beneficiadas com o Auxílio Transporte exige que, entre outras coisas, exista uma família ou rede de apoio apta e disposta a receber a pessoa.

“Importante registrar que, nas situações em que há a concessão do Auxílio Transporte, a SAS realiza contato com os serviços de apoio do município destino para que dê continuidade ao trabalho de atendimento e acompanhamento socioassistencial”, informa a secretária.

Campanha para ajudar pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social, com apoio da Secretaria de Comunicação, lançou recentemente a campanha “Esmola não ajuda, ajude de verdade”. O objetivo da ação é incentivar o cidadão a utilizar o Serviço Especializado em Abordagem Social 24 horas. O serviço pode ser acionado por meio do telefone (47) 3433-3341, todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos.

A partir dessa abordagem, o usuário receberá o encaminhamento para os serviços que necessitar, como emissão da segunda via de documentação, mercado de trabalho e capacitação profissional, assistência à saúde e encaminhamento para o Restaurante Popular.

Com essa rede especializada, a Prefeitura de Joinville oferece possibilidades para que a pessoa deixe a situação de rua e de vulnerabilidade. Informações sobre esses serviços estão disponíveis no site da Prefeitura (www.joinville.sc.gov.br/ajude-de-verdade).