Prefeitura de Joinville lança campanha permanente para arrecadação de alimentos

Publicada em 08/06/2022 às 19:28
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

A partir desta quinta-feira (9/6), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) inicia a campanha Estação da Bondade, ação permanente de arrecadação de alimentos.

As doações serão destinadas às instituições que oferecem acolhimento provisório para pessoas acompanhadas pela política de assistência social do município, tanto na modalidade de casa de passagem (serviço nacional de acolhimento que pode durar até 90 dias) como, também, indivíduos que recebem acolhimento noturno, como a oferecida na Ação de Inverno, entre outros serviços.

A Estação da Bondade vai contar com seis pontos de coleta: o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), o espaço colaborativo O Farol, a Casa de Apoio aos Conselhos e as três unidades do supermercado Condor.

“Apesar de nós termos um investimento na segurança alimentar e nutricional, com a ampliação dos horários do Restaurante Popular, essa é uma demanda que persiste em toda a rede socioassistencial, por conta que os acolhimentos são integrais, com café da manhã, almoço e jantar. Essa campanha vem contribuir com toda a rede socioassistencial nos serviços de alta complexidade”, explica a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo.

De acordo com a gerente da Unidade de Fomento à Geração de Renda da SAS, Valquiria Viviani Rodrigues Backes Forster, a Estação da Bondade vai ajudar de maneira fundamental, pessoas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, garantindo a elas o direito humano e universal da alimentação adequada em quantidade e qualidade.

“A Estação da Bondade é uma ação importantíssima que fará o alimento chegar nas pessoas e também uma forma de possibilitarmos a participação da população, que está sempre aberta e querendo colaborar”, comenta Valquíria.

Podem ser doados alimentos não perecíveis como café, arroz, feijão, macarrão, óleo de soja e leite. Pessoas interessadas em doar carne ou frios, podem fazer contato com a Secretaria de Assistência Social, que vai encaminhar diretamente às instituições, visto que estes itens não podem ser deixados nos pontos de arrecadação.

Vale destacar que os alimentos arrecadados na Estação da Bondade não irão substituir as cestas básicas fornecidas pela SAS, já que esse é um benefício temporário, concedido a famílias em situações especiais, após avaliação criteriosa do serviço de assistência social.

Postos de coleta Estação da Bondade

– Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) – R. Dr. João Colin, 2700 – Santo Antônio. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

– Casa de Apoio aos Conselhos – Rua Afonso Penna, 840 (esquina com a Rua Procópio Gomes) – Bucarein. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h.

– O Farol – Rua Max Colin, 550 – América. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

– Super Condor Joinville América – Rua Almirante Barroso, 716 – América. Atendimento das 8h às 21h.

– Hiper Condor Joinville Itaum – Rua Florianópolis, 100 – Itaum. Atendimento das 8h às 21h.

– Hiper Condor Comasa Boa Vista – Rua Albano Schmidt, 4.764 – Comasa. Atendimento das 8h às 21h.