Prefeitura de Joinville lança campanha “Esmola não ajuda. Ajude de verdade”

Publicada em 10/04/2024 às 11:42
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

O ato de dar esmola, apesar de parecer um gesto solidário, não ajuda a resolver o problema das pessoas em situação de rua. A esmola as estimula a permanecerem em condição de vulnerabilidade social. Em Joinville, a Prefeitura conta com serviços públicos que ajudam de verdade homens e mulheres a saírem da situação de rua e viverem com dignidade.

Essas ações são tema da campanha “Esmola não ajuda, ajude de verdade”, que a Prefeitura lança nesta quarta-feira (10) nos meios de comunicação, por meio de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Assistência Social (SAS) e a Secretaria de Comunicação (Secom). Informações sobre esses serviços estão disponíveis no site da Prefeitura (www.joinville.sc.gov.br/ajude-de-verdade).

A campanha incentiva o cidadão a utilizar o Serviço Especializado em Abordagem Social 24 horas. O público atendido pelo serviço é justamente aquele que está nos semáforos ou passando a noite em frente a comércios e locais públicos. O cidadão que avistar pessoas nessas condições pode ligar para (47) 3433-3341.

O serviço, uma parceria da Prefeitura com o Instituto Amor Incondicional, está disponível todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados, 24 horas por dia. As equipes fazem a abordagem de pessoas em situação de vulnerabilidade social para entender as demandas e porque estão vivendo nas ruas de Joinville.

A partir dessa abordagem, o usuário receberá o encaminhamento para os serviços que necessitar, como emissão da segunda via de documentação, mercado de trabalho e capacitação profissional, assistência à saúde e encaminhamento para o Restaurante Popular.

“É fundamental que as pessoas em situação de rua cheguem até a nossa equipe especializada, pois a partir desse contato temos como efetivamente auxiliar para que ela supere essa situação de vulnerabilidade. Quando a população ajuda doando dinheiro ou alimento, mesmo sem querer, acaba prejudicando esse trabalho dos profissionais da Assistência Social”, explica a secretária da SAS, Fabiana Cardozo.

Alimentação

As duas unidades do Restaurante Popular da Prefeitura de Joinville oferecem refeições gratuitas para pessoas em situação de rua que estejam cadastradas e que forem encaminhadas pelo Centro Pop (exceto as beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC, neste caso elas têm desconto no valor); e, também, as famílias inscritas no CadÚnico com cadastro atualizado e renda per capita de até meio salário-mínimo.

O Restaurante Popular 1 (Restaurante Herbert José de Souza, rua Urussanga, 442 – Bucarein) atende diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 9h (café da manhã), das 11h às 14h (almoço) e das 17h às 19h (jantar).

Já o horário de funcionamento do Restaurante Popular 2 (Restaurante Zilda Arns, avenida Alwino Hansen, 65 – Adhemar Garcia), é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), servindo exclusivamente almoço, das 11h às 14h.

Emprego

Outra importante ação da Prefeitura é o direcionamento de pessoas em situação de rua para o mercado de trabalho, que é feito pelo Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat).

A unidade auxilia na elaboração de currículos e realiza encaminhamento a cursos profissionalizantes gratuitos e vagas de emprego, entre outros serviços. O Cepat funciona na rua Abdon Batista, 342, Centro, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 8h às 14h.