Destino de referência na observação de aves, Joinville tem mais de 480 espécies registradas das 1971 catalogadas em todo o território brasileiro. E, um dos pontos onde muitas dessas aves podem ser avistadas é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jarivatuba.
Para dar oportunidade a moradores e visitantes conferirem esta diversidade, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), criou três observatórios de aves na ETE Jarivatuba, com acesso pela rua Rio Velho, no bairro Ulysses Guimarães.
Segundo o Clube de Observadores de Aves de Joinville (COA), já foram registradas mais de 100 espécies diferentes na ETE. Em 2011, os observadores catalogaram um falaropo-de-bico-grosso (Phalaropus fulicarius), espécie que se reproduz em países como Rússia, Sibéria, Alasca e Canadá. Até o momento, este é o único registro recente da espécie em todo território nacional.
Em 2022, um pato conhecido como arrabio (Anas acuta) foi avistado no local. Além de Joinville, essa espécie só foi vista na ilha de Fernando de Noronha. Em 2023, foi registrada por aqui a presença da marreca-colorada (Spatula cyanoptera), atualmente encontrada em apenas seis estados do Brasil. Vale destacar que estas espécies são migratórias e sua presença na ETE Jarivatuba é passageira, mas tornam a região como um local de atração para quem pratica a atividade.
Como funcionam os observatórios de aves
As chapas metálicas instaladas na ETE Jarivatuba foram pintadas de verde para serem inseridas ao ambiente, cercado de grama e vegetação. O paredão com dois metros de altura e aberturas de observação ao longo dele, serve para as pessoas se camuflarem enquanto contemplam as aves em seu habitat. Para quem usa máquinas fotográficas, as aberturas, que têm alturas diferentes para atender adultos e crianças, também servem de apoio para equipamentos fotográficos.
Segundo o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth, o objetivo é fomentar cada vez mais este tipo de turismo na cidade. Entre os dias 2 e 5 de outubro, a secretaria, em parceria com o Clube de Observadores de Aves de Joinville (COA) e o Convention & Visitors Bureau (CVB), promovem o Festival Catarinense de Aves no Ágora Tech Park.
“Estamos localizados em uma das regiões mais biodiversas do planeta, que é a Mata Atlântica, com serra, manguezais e baía. Estamos investindo e apoiando o ecoturismo sustentável em Joinville e temos retorno positivo sobre o quanto a nossa região é propícia para a prática desta atividade que atrai inclusive pessoas de fora do Brasil”, afirma o secretário.
Outra atividade relacionada ao tema é o primeiro Concurso Fotográfico Aves em Foco, realizado pelo COA com apoio da Secult. Com o objetivo de fomentar a arte da fotografia de natureza e valorizar o talento de fotógrafos amadores e profissionais, as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio de formulário online.